Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21079
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Mulheres do Alto Sertão Sergipano e o valor-de-uso das plantas medicinais: resistência ao modelo metabólico do capital |
Autor(es): | Lisboa, Maria Flávia Andrade Araújo |
Data do documento: | 31-Jan-2024 |
Orientador: | Silva, Nelmires Ferreira da |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado sinaliza em seus objetivos investigar práticas políticos- pedagógicas de mulheres em suas estratégias de valor de uso de plantas medicinais populares no Alto Sertão de Sergipe. Entre outros objetivos de natureza específica, almeja caracterizar o perfil socioeconômico das camponesas que atuam como lideranças no campo das práticas populares em saúde no Alto Sertão de Sergipe; analisar, a partir do avanço do capital monopolista na atual conjuntura de hegemonia das oligarquias financeiras, como as práticas populares em saúde têm sofrido regressão e, ou risco de extinção no território do Alto Sertão Sergipano; verificar o trabalho das mulheres, sob a perspectiva do valor de uso das plantas medicinais. Além disso, objetiva-se examinar de que forma os arranjos de políticas públicas executadas pelo governo do estado neste território têm alterado as condições objetivas de vida das mulheres, bem como, os índices de desigualdades frente aos entraves para os processos de organização, mobilização comunitária e política das camponesas que lidam com plantas medicinais na atualidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter empírico, teórica e documental quanti-qualitativa cujo percurso analítico adotado foi a abordagem materialista histórico-dialética, sob a qual se apreende o objeto na totalidade da vida social à luz da complexidade do real, mediado pelas sínteses de múltiplas determinações da realidade concreta (Kosik,1976). Outrossim, conforme Gil (2008, p. 14), “a dialética fornece as bases para uma interpretação [...] da realidade”, logo os fatos sociais não podem ser compreendidos quando considerados de maneira isolada, abstraídos de suas influências políticas, econômicas, culturais. Destarte, na perspectiva dialética do modo de produção da vida material verificam-se os aspectos que determinam o processo social, político e espiritual da sociedade, nos quais encontramos sustentação para as análises desta pesquisa (Netto,2011). Para tanto, os caminhos metodológicos adotados foram: entrevista com mulheres camponesas que vivem em assentamentos de reforma agrária, território remanescente de quilombolas, comunidades rurais e que fazem uso das plantas medicinais no desenvolvimento de práticas populares em saúde. Constituem-se resultados: a expansão do capitalismo, mediado por pactuações com o estado para a viabilização de políticas públicas que promovem consensos geradores de um apassivamento de classes num território de intensas desigualdades sociais, forte concentração de terras, crescente espaço de dominação hegemônica da burguesia agrária e empresarial via esgotamento da proposta de política de reforma agrária popular, exploração da mão de obra camponesa, expropriação dos/as camponeses/as dos seus territórios, saberes e culturas, êxodo rural e empobrecimento dos/das trabalhadores/as. Consubstancia esse estudo os elementos da sociabilidade burguesa, a categoria trabalho, a teoria da dependência de Ruy Mauro Marini, além dos debates acerca do avanço do capitalismo monopolista e a expropriação da classe trabalhadora, perpassando pelo capitalismo tardio, movimentos sociais, luta das mulheres camponesas e expropriação do fundo público em detrimento dos interesses da elite oligárquica financeira. Nesse sentido, a lógica da agenda de políticas públicas do estado de Sergipe sob orientação (ultra)neoliberal, coloca-se ainda mais distanciada das práticas de saúde popular, embora se verifique a apropriação de retóricas em defesa das lutas das mulheres no campo e na cidade. Foi evidenciado pela pesquisa, que na fase atual do capitalismo é possível afirmar que os elementos da acumulação primitiva sustentam as condições objetivas de vida das mulheres, pois ocorre no território do Alto Sertão de Sergipe a dominação da burguesia agrária, a disputa pela terra conforme registros bibliográficos, que datam desde a década de 1980, e que mesmo diante do número de assentamentos e territórios remanentes de quilombo ainda registra-se uma enorme concentração de terras, além de ser um território que se constitui um campo favorável para a busca de lucros pelas indústrias do ramo de lacticínios, haja vista a mão de obra barata das camponesas e camponeses que são obrigadas/os a trabalhar para atender ao mercado da cadeia produtiva retrocitada sem se quer ter acesso a melhorias nas condições de vida, como foi demonstrado durante as entrevistas. |
Abstract: | This master's thesis aims to investigate political-pedagogical practices of women in their value strategies for using popular medicinal plants in the Alto Sertão of Sergipe. Among other objectives of a specific nature, it aims to characterize the socioeconomic profile of peasant women who act as leaders in the field of popular health practices in the Alto Sertão of Sergipe; analyze, based on the advancement of monopoly capital in the current situation of hegemony of financial oligarchies, how popular health practices have suffered regression and, or risk of extinction, in the territory of Alto Sertão Sergipe; verify women's work, from the perspective of the use value of medicinal plants. Furthermore, the objective is to examine how the public policy arrangements implemented by the state government in this territory have changed the objective living conditions of women, as well as the inequaliti s indices in the face of obstacles to the processes of organization, community mobilization and politics of peasant women who deal with medicinal plants today. This is an exploratory research of an empirical, theoretical and quantitative-qualitative nature whose analytical path adopted was the historical-dialectic materialist approach, under which the object is apprehended in the totality of social life in light of the complexity of reality, mediated by syntheses of multiple determinations of concrete reality (Kosik,1976). Furthermore, according to Gil (2008, p. 14), “dialectics provides the basis for an interpretation [...] of reality”, therefore social facts cannot be understood when considered in isolation, abstracted from their political influences, economic, cultural. Thus, in the dialectical perspective of the mode of production of material life, the aspects that determine the social, political and spiritual process of society are verified, in which we find support for the analyzes of this research (Netto,2011). To this end, the methodological paths adopted were: interviews with peasant women who live in agrarian reform settlements, remaining quilombola territories, rural communities and who use medicinal plants in the development of popular health practices. The results are: the expansion of capitalism, mediated by agreements with the state to make public policies viable that promote consensus that generates a weakening of classes in a territory of intense social inequalities, strong concentration of land, growing space of hegemonic domination of the bourgeoisie agrarian and business via exhaustion of the popular agrarian reform policy proposal, exploitation of peasant labor, expropriation of peasants from their territories, knowledge and cultures, rural exodus and impoverishment of workers. This study substantiates the elements of bourgeois sociability, the category of work, Ruy Mauro Marini's theory of dependence, in addition to debates about the advancement of monopoly capitalism and the expropriation of the working class, going through late capitalism, social movements, the struggle of peasant women and expropriation of public funds to the detriment of the interests of the oligarchic financial elite. In this sense, the logic of the public policy agenda of the state of Sergipe under (ultra)neoliberal guidance is even more distant from popular health practices, although there is an appropriation of rhetoric in defense of women's struggles in the countryside and in city. It was evidenced by the research that in the current phase of capitalism it is possible to affirm that the elements of primitive accumulation sustain the objective living conditions of women, as the domination of the agrarian bourgeoisie, the dispute over land, according to records bibliographical data, which date back to the 1980s, and that even in view of the number of settlements and remaining quilombo territories, there is still a huge concentration of land, in addition to being a territory that constitutes a favorable field for the search for profits by dairy industries, given the cheap labor of peasant women who are forced to work to serve the market in the backward production chain without wanting to have access to improvements in living conditions, as demonstrated during the interviews. |
Palavras-chave: | Serviço social Mulheres em resistência Plantas medicinas Alto Sertão Sergipano Valor de uso Lógica metabólica do capital Women in resistance Medicinal plants Use value Metabolic logic of capital |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Serviço Social |
Citação: | LISBOA, Maria Flávia Andrade Araújo. Mulheres do Alto Sertão Sergipano e o valor-de-uso das plantas medicinais: resistência ao modelo metabólico do capital. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21079 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_FLAVIA_ANDRADE_ARAUJO_LISBOA.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.