Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21256
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Análise de citação em patentes de universidades brasileiras indexadas na derwent innovations index
Autor : Vasconcelos, Jandira Reis
Lima, Francisco Valdivino Rocha
Cruz, Cleide Mara Barbosa da
Santos, Mário Jorge Campos dos
Uchôa, Fábio Oliveira
Santos, João Antonio Belmino dos
Fecha de publicación : abr-2022
Resumen: A análise de citação é um recurso, dos estudos métricos, utilizado para avaliar a produtividade científica, bem como medir o impacto de pesquisadores e fontes de informações. Neste contexto, a proposta da pesquisa é verificar a visibilidade das patentes universitárias brasileiras através da análise de citações. Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de análise quantitativa, em patentes, indexadas na base de dados Derwent Innovation Index nos últimos cinco anos. A prospecção culminou em 1.603 documentos, dos quais 29 foram citados. A análise dos resultados permitiu evidenciar as universidades com patentes depositadas, dentre as quais pôde-se demonstrar as patentes que foram citadas; as patentes citantes e seus países de origem; as áreas tecnológicas mais proeminentes. Os resultados mostram-se favoráveis ao desenvolvimento de pesquisas que dêem visibiladade às patentes universitárias através de novas análises.
Palabras clave : Citação
Patentes
Universidades
Faculdades
ISSN : 2526-0154
Es parte de: ENCONTRO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, 8.
Idioma : por
Institución / Editorial : Associação Academica de Propriedade Intelectual (API)
Citación : VASCONCELOS, J. R.; LIMA, F. V. R.; CRUZ, C. M. B.; SANTOS, M. J . C.; UCHÔA, F. O.; SANTOS, J. A. B. Análise de citação em patentes de universidades brasileiras indexadas na derwent innovations indexs. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, 8., 2022, Oeiras/PI. Anais [...]. Oeiras/PI: API, v. 8, n. 1, p. 2648-2656, abr. 2022.
License: NÃO uso comercial. Não modificação: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21256
Aparece en las colecciones: DCPI - Trabalhos apresentados em eventos
SIBIUFS - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AnaliseCitacaoPatentesUniversidadesBrasileiras.pdf357,66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.