Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21358
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Mapa da jornada da experiência de alunos ingressantes no IFS, campus São Cristóvão: um produto editorial à luz da gestão do conhecimento do cliente |
Autor(es): | Santos, Murilo Barbosa |
Data do documento: | 19-Dez-2024 |
Orientador: | Muniz, Emerson Cleister Lima |
Resumo: | Esta dissertação objetivou estruturar um produto editorial no formato de uma Cartilha Informativa para auxiliar gestores do Instituto Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, na melhoria do acesso e uso do Sistema Integrado de Gerenciamento de Atividades Acadêmicas (SIGAA) pelos alunos ingressantes do Ensino Médio Integrado da instituição. Para tal, realizou Revisão Sistemática Integrativa sobre principais elementos da Gestão do Conhecimento do Cliente (Customer Knowledge Management – CKM) com foco nos conhecimentos geridos por esta abordagem. Disto, fez-se pesquisa de campo iniciando com levantamento de dados e análise documental de informações da instituição para melhor delineamento do objeto de estudo. Na sequência, realizou-se entrevistas semiestruturadas junto aos discentes para identificar carências e dificuldades de acesso e uso vivenciadas por eles junto ao SIGAA, sendo os conhecimentos coletados analisados por meio da Análise Temática. Das análises, a pesquisa estruturou a Persona dos estudantes entrevistados e por meio de suas características foi possível criar o Mapa da Jornada da Experiência deles para com o SIGAA. O mapa detalha todas as etapas e pontos de contatos que os discentes têm não somente com o SIGAA, mas também com o IFS e seus servidores ao englobar desde o momento de matrícula na instituição até seu uso habitual do sistema no dia a dia acadêmico. O Mapa traz ainda dificuldades, angústias, carências e expectativas que os alunos apresentam ao longo das etapas, bem como ideias e sugestões para melhorar a experiência deles ao longo delas. Da Persona e Mapa criados foi possível elaborar o produto editorial foco da pesquisa, uma Cartilha Informativa que dá aos gestores uma profunda compreensão dos discentes ingressantes, não apenas de modo sociodemográfico, mas externalizando suas principais fragilidades e expectativas frente à nova jornada acadêmica iniciada. Assim, eles podem priorizar a criação de soluções que visem dirimir os entraves operacionais e informacionais presentes nos discentes. |
Abstract: | This dissertation aimed to structure an editorial product in the form of an Informative Guide to assist managers of the Federal Institute of Sergipe, São Cristóvão Campus, in improving access to and use of the Integrated Academic Activity Management System (SIGAA) by incoming students of the institution’s Integrated High School program. To achieve this, an Integrative Systematic Review was conducted on the key elements of Customer Knowledge Management (CKM), focusing on the knowledge managed within this approach. Subsequently, a field study was carried out, starting with data collection and document analysis of institutional information to better define the research object. Semi-structured interviews were then conducted with students to identify the difficulties and challenges they faced in accessing and using SIGAA, with the collected knowledge analyzed through Thematic Analysis. Based on these analyses, the research structured a Persona representing the interviewed students. Using their characteristics, a Student Experience Journey Map with SIGAA was created. This map details all stages and touchpoints students have not only with SIGAA but also with the Federal Institute of Sergipe and its staff, covering the period from enrollment at the institution to the daily use of the system in their academic routine. The map also highlights difficulties, concerns, challenges, and expectations that students experience throughout these stages, as well as ideas and suggestions to enhance their experience. From the developed Persona and Journey Map, the editorial product that is the focus of this research was created: an Informative Guide that provides managers with a deep understanding of incoming students—not only from a socio-demographic perspective but also by revealing their main challenges and expectations regarding their new academic journey. This enables managers to prioritize the development of solutions aimed at mitigating the operational and informational barriers students encounter. |
Palavras-chave: | Customer Knowledge Management (CKM) Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) Experiência do cliente Mapa da jornada do cliente Instituto Federal de Sergipe (IFS) Customer experience Customer journey map |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Citação: | SANTOS, Murilo Barbosa. Mapa da jornada da experiência de alunos ingressantes no IFS, campus São Cristóvão: um produto editorial à luz da gestão do conhecimento do cliente. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21358 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MURILO_BARBOSA_SANTOS.pdf | 7,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.