Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21927
Tipo de Documento: Artigo
Título: Educação somática como aliada no cuidado integral de pessoas experienciando dissidências sexuais e de gênero
Título(s) alternativo(s): Somatic education as an ally in the integral (health and social) care of people who experiencing sexual and gender dissidences
Autor(es): Drapala, Lidiane de Melo
Baltazar, Márcia Cristina
Data do documento: Nov-2020
Resumo: No período de julho/2017 a julho/2018 foi desenvolvida na Universidade Federal de Sergipe (UFS) campus São Cristóvão a pesquisa PIBIC Voluntária “Pedagogia do Corpo Criador (ou Teatro Somático)”; aqui, detivemo-nos ao recorte da aplicabilidade no campo da saúde. Assim, a aluna do curso de Teatro licenciatura fez pesquisa bibliográfica e discussões temáticas de modo a angariar compreensões acerca da viabilidade do desenvolvimento de Projeto de Educação Somática para pessoas transexuais, travestis, ou ainda, que se entendessem e/ou vivenciassem (n)as “dissidências de gênero”. Destaca-se a urgente e necessária crescente visibilização da agenda política pela garantia de direito da população já mencionada. Ainda assim, percebe-se escassez ou frágil sistematizaçãode modos de atenção e cuidado à mesma, bem como a fronteira muito próxima dos estudos de gênero e as inumeráveis discussões acerca da performatividade de gênero enquanto construção social em diálogo constante com o(s) fazer(es) artístico(s). Vislumbrou-secampo fértil para o que nomeou-se ao final do referido ciclo de pesquisa: “Técnica Somática para a Saúde -interfaces da Educação Somática com Técnica Klauss Vianna para questões de Saúde Integral e Cidadania para pessoas Trans”. Cumulando reflexões sobreo grande guarda-chuva de técnicas compositoras do campo da educação somática e usando como baliza a Técnica brasileira Klauss Vianna, agruparam-se pistas para o trabalho pedagógico, o manejo terapêutico direto e/ou indireto e a potencialização da autonomia no processo criativo de si mesmas(os).
Abstract: From July/2017 to July/2018, the Volunteer’s PIBIC research “Pedagogy of the Creator Body (or Somatic Theater)” was developed at the Federal University of Sergipe (UFS) campus São Cristóvão. Our part in this research was focused in the appliance in the health field. Thus, as a beginnertheater studentwe did a bibliographic research with thematic discussions in order to gain understandings about the viability of the development of the Somatic Education Project for transsexual people, transvestites, or even,who understood and / or experienced (n) the “Gender dissidences”. The urgencyand necessary growing visibility of the political agenda is highlighted by the guarantee of the right of the population already mentioned. Even so, there is a scarcity or fragile systematization of modes of attention and care to it, as well as the very close frontier of gender studies and the innumerable discussions about gender performance as a social construction in constant dialogue with the doing (s) artistic (s). A fertile field was envisaged for what was named at the end of the aforementioned research cycle: “Somatic Technique for Health -Somatic Education interfaces with Klauss Vianna Technique for issues of Integral Health and Citizenship for Trans people”. Cumulating reflections on the great umbrella of composing techniques in the field of somatic education and using the Brazilian Technique Klauss Vianna as a guideline, clues for pedagogical work, direct and / or indirect therapeutic management and the enhancement of autonomy in the process were grouped creative of themselves.
Palavras-chave: Educação somática
Teatro
Dissidência de gênero
Sexualidade
Saúde integral
Somatic education
Theater
Gender dissidences
Sexuality
Health care
ISSN: 2595-4490
Parte de : REVES - Revista Relações Sociais
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Federal de Viçosa - UFV
Citação: DRAPALA, L. M.; BALTAZAR, M. C. Educação somática como aliada no cuidado integral de pessoas experienciando dissidências sexuais e de gênero. REVES - Revista Relações Sociais, Viçosa, v. 3, n. 4, p. 1-11, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/10396/6200. Acesso em: 8 maio 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21927
Aparece nas coleções:DTE - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoSomaticaCuidadoIntegral.pdf210,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.