Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22105
Tipo de Documento: Monografia
Título: Perspectiva de gênero na engenharia agronômica : desafios e estratégias das discentes na UFS Campus São Cristóvão
Autor(es): Andrade, Vitória Pinto de
Data do documento: 11-Out-2023
Orientador: Villwock, Ana Paula Schervinski
Resumo: A inserção da mulher na engenharia agronômica aconteceu tardiamente no Brasil, pois, por anos o curso foi direcionado à figura masculina. Assim, a presença feminina nesse curso vem crescendo, contudo, pouco é discutido sobre o processo que as mulheres vivenciam nesta trajetória durante o curso, os desafios com os quais se deparam e as estratégias que adotam para enfrentá-los. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios enfrentados e as estratégias de enfrentamento adotadas pelas discentes do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão dentro da Universidade. Para isso a pesquisa foi de caráter quanti-qualitativo, com levantamento bibliográfico e coleta de dados por meio de formulário eletrônico com as discentes mulheres do curso de engenharia agronômica da Universidade Federal de Sergipe - UFS, Campus São Cristóvão, que estavam com a matrícula ativa no ano referente a pesquisa. Os dados coletados foram submetidos a estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostram que as discentes enfrentam uma série de desafios ao longo da sua carreira graduação, quando perguntadas se enfrentam desafios por serem mulheres na Engenharia Agronômica, 83,87% afirmaram que sim , sendo eles: resistência familiar, masculinização da profissão expressa pela predominância masculina no curso, falta de oportunidades no mercado de trabalho, desconfiança à presença da mulher na profissão; falta de representatividade e apoio do departamento de engenharia agronômica. Além disso, foi relatada a falta de discussão sobre a temática gênero dentro do departamento e a falta de um local de apoio neste onde assuntos como esse possam ser debatidos e resolvidos. Como estratégias, foi observado nas entrevistas a importância da representatividade feminina. A maioria das discentes (87,1%) julgam que há representação feminina no curso de Engenharia Agronômica no Campus São Cristóvão. Embora o número de docentes no curso seja inferior, o impacto que essas mulheres têm sobre as discentes do curso de engenharia agronômica é significativo para elas. Além disso, estratégias como a sororidade, a promoção de debates e pesquisas sobre gênero, bem como a realização de eventos que reúnam mulheres na agronomia, são cruciais para promover a igualdade de gênero e criar um ambiente acadêmico mais inclusivo e equitativo. A união das mulheres e o fortalecimento dessas estratégias são essenciais para alcançar um futuro mais igualitário e empoderado. Por fim, salienta-se a importância de pesquisa relacionada a essa temática que contribuam a valorização e a representação da mulher.
Palavras-chave: Engenharia agronômica (Mulher)
Ensino superior (UFS)
Mulheres (Graduação)
Gênero e educação
Desigualdade de gênero
Mulheres na ciência
Inclusão e representatividade
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DEA - Departamento de Engenharia Agronômica – São Cristóvão – Presencial
Citação: Andrade, Vitória Pinto de. Perspectiva de gênero na engenharia agronômica : desafios e estratégias das discentes na UFS Campus São Cristóvão. São Cristóvão, SE, 2023. Monografia – Departamento de Engenharia Agronômica, Centro de Ciências Agrárias Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22105
Aparece nas coleções:Engenharia Agronômica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitoria_Pinto_Andrade.pdf762,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.