Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22257| Tipo de Documento: | Artigo | 
| Título: | Gamification in english language classes: a comparative study within the LWB - UFS context | 
| Título(s) alternativo(s): | Gamificação em aulas de língua inglesa: um estudo comparativo no contexto do ISF - UFS Gamificación em clases de lengua inglesa: um estudio comparativo em el contexto ISF - UFS  | 
| Autor(es): | Silva, Nayara Stefanie Mandarino Santos, Elaine Maria  | 
| Data do documento: | 2021 | 
| Resumo: | Considering the need to engage and motivate English language students within the context of the Language without Borders (LwB) program at the Federal University of Sergipe (UFS), gamification or the use of game thinking and mechanics in real life contexts was applied in a class from a 48-hour course. In this paper, this gamified class is analyzed and compared to a non-gamified one. We also investigate how students perceive the experience in comparison to the regular classes. The methodology employed is a qualitative teacher-research based on action research. Finally, we conclude that even though 100% of the students think that the gamified class is better, they feel just as motivated in non-gamified ones. | 
| Abstract: | Considerando  a  necessidade  de  engajar  e  motivar  os  alunos  de  língua  inglesa  no  contexto  do  Idiomas  sem  Fronteiras  (IsF) na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a gamificação, ou uso de mecânicas e pensamento orientado a jogo (game thinking), foi  aplicada  em  uma  aula  de  um  curso  de  48  horas.  Neste  artigo,  essa  aula  gamificada  é  analisada  e  comparada  a  uma  aula  não  gamificada.  Também  investigamos  como  alunos  percebem  a  experiência  em  comparação  a  aulas  regulares  do  programa.  A  metodologia  empregada  é  qualitativa, caracterizada  como  pesquisa  docente,  baseada  na  pesquisa-ação.  Por  fim,  concluímos  que, mesmo com 100% dos alunos classificando a aula gamificada como melhor, eles se sentem tão motivados nela quanto em aulas não gamificadas. Teniendo en cuenta la necesidad de involucrar y motivar a los estudiantes de inglés en el contexto de Idiomas sin Fronteras (IsF) en la Universidad Federal de Sergipe (UFS), se aplicó la gamificación o el uso de técnicas y pensamiento orientado al juego a una clase de un curso de 48 horas. En este artículo, esta clase gamificada se analiza y se compara con una clase no gamificada. También investigamos cómo los estudiantes perciben la experiencia en comparación con las clases regulares del programa. La metodología utilizada es cualitativa, caracterizada como investigación docente, basada en la investigación-acción. Finalmente, encontramos que, aunque con el 100% de los estudiantes calificando la clase gamificada como mejor, se sienten igual de motivados que en las clases no gamificadas.  | 
| Palavras-chave: | Gamification English language teaching Languages without Borders Games Action research Gamificação Ensino de língua inglesa Idiomas sem Fronteiras Pesquisa-ação Gamificación Enseñanza de inglés Idiomas sin Fronteras Juegos Investigación-acción  | 
| ISSN: | 1984-8412 | 
| Parte de : | Fórum Linguístico | 
| Idioma: | eng | 
| Instituição/Editora: | Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC | 
| Citação: | SILVA, N. S. M.; SANTOS, E. M. Gamification in english language classes: a comparative study within the LWB - UFS context. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 5719-5732, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/71069/45894. Acesso em: 28 maio 2025. | 
| Licença: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | 
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22257 | 
| Aparece nas coleções: | DLES - Artigos de periódicos | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GamificationEnglishLanguageClasses.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
        