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Tipo de Documento: Monografia
Título: Discussões sobre morte e o morrer ao longo do curso de medicina em uma universidade pública
Autor(es): Souza, Aretha Alves Machado de
Data do documento: 2014
Orientador: Nunes, Marco Antônio Prado
Resumo: Introdução: No curso de medicina o estudante é pouco preparado para lidar com situações relacionadas à morte. Em situações como essas o profissional poderá experimentar uma variedade de sentimentos reativos podendo trazer repercussões negativas ao seu atendimento. Objetivo: Verificar a ocorrência de discussão sobre a morte e o morrer no curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe. Método: Questionário objetivo foi aplicado aos estudantes matriculados no curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe. Resultados: Dos 265 estudantes de medicina avaliados, 55% relataram que evitaria ou teria receio em abordar o assunto com o pacientes portador de doença terminal. Ao longo do curso os estudantes apresentaram uma tendência crescente em informar que não teria problema diante de um paciente portador de doença terminal. A abordagem especifica sobre o tema a morte e o morrer em alguma disciplina foi relatada por 67% dos estudantes, porém 88% julgaram o debate insuficiente para sua formação. Conclusão: Muitos dos acadêmicos se sentem despreparados para lidar com o processo de morte de um paciente terminal e manifestaram haver pouco debate sobre o tema.
Abstract: Background: Throughout medical school the student is unprepared to deal with situations related to death. In situations like these professionals can experience a variety of reactive feelings may bring negative impact on medical attention. Purpose: Verify the occurrence of discussion about death and dying in medical school at the Federal University of Sergipe. Method: Objective questionnaire was administered to students enrolled in the medical school of the Federal University of Sergipe. Results: Of the 265 medical students assessed, 55% reported that they would avoid or afraid to broach the subject with patients carrying terminal illness. Throughout the course the students showed an increasing tendency to report that it would be no problem on a patient with a terminal illness. The specific approach on the subject of death and dying in any discipline was reported by 67% of students, but 88% judged insufficient for training debate. Conclusion: Many of the students feel unprepared to deal with the process of death of a terminally ill patient and expressed to be little debate on the issue.
Palavras-chave: Assistência terminal
Atitude frente à morte
Educação médica
Terminal care
Attitude to death
Education medical
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial
Citação: SOUZA, Aretha Alves Machado de. Discussões sobre morte e o morrer ao longo do curso de medicina em uma universidade pública. 35f. 2014. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2014.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22583
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