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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22648
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Formação para atuar em embaixadas : interesse, conhecimento e currículo do curso de Secretariado Executivo da UFS |
Autor(es): | Dória, Caroline Emilly Carvalho |
Data do documento: | 8-Abr-2025 |
Orientador: | Silva, Manuela Ramos da |
Resumo: | A pesquisa "Formação para Atuar em Embaixadas: Interesse, Conhecimento e Currículo do Curso de Secretariado Executivo da UFS" teve como objetivo analisar o interesse e a compreensão dos alunos sobre a atuação em embaixadas. Entre os objetivos específicos, buscou-se identificar as competências e habilidades necessárias, avaliar o interesse e verificar a adequação do currículo do curso para esse contexto. Conceitos como competências (Fleury e Fleury, 2001), habilidades (Braga e Silva, 2016) e teorias sobre diplomacia (Faria, 2012; Amado, 2016) embasaram o estudo. A coleta de dados foi realizada por formulário no Google Forms, e os resultados foram analisados por meio dos gráficos e de relação com a literatura. Como resultado destaca-se que os discentes reconheceram a relevância das competências, mas identificaram lacunas no curso, especialmente em relação à diplomacia. Reforça-se a necessidade de incluir disciplinas e práticas que preparem melhor para atuar em embaixadas. |
Abstract: | The research "Training for Work in Embassies: Interest, Knowledge, and Curriculum of the Executive Secretariat Program at UFS" aimed to analyze the interest and understanding of students regarding work in embassies. Among the specific objectives, the study sought to identify the necessary competencies and skills, assess interest, and evaluate the suitability of the course curriculum for this context. Concepts such as competencies (Fleury and Fleury, 2001), skills (Braga and Silva, 2016), and theories on diplomacy (Faria, 2012; Amado, 2016) formed the basis of the study. Data collection was carried out through a Google Forms questionnaire, and the results were analyzed using graphs and their connection to the literature. The results highlighted that the students recognized the relevance of the competencies but identified gaps in the course, particularly concerning diplomacy. This emphasizes the need to include disciplines and practices that better prepare students to work in embassies. |
Palavras-chave: | Secretariado executivo Ensino superior (UFS) Formação profissional Embaixadas Universidade Federal de Sergipe (UFS) Organização(ões) Performance Embassies Organization(s) Executive secretariat |
área CNPQ: | OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Dória, Caroline Emilly Carvalho. Formação para atuar em embaixadas : interesse, conhecimento e currículo do curso de secretariado executivo da UFS. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22648 |
Aparece nas coleções: | Secretariado Executivo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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