Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22799
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Confluência teórica-experimental no estudo do magnetismo: uma proposta de ensino por abordagem com base na construção de motores elétricos
Autor(es): Santos Filho, Jailton dos
Data do documento: 17-Fev-2025
Orientador: Souza Júnior, Edvaldo Alves de
Resumo: Esta dissertação faz parte de um projeto de pesquisa que busca uma estratégia de ensino baseada na exposição compartilhada de ideias, visando correlacionar o domínio conceitual e as atividades práticas – pautadas na criação de experimentos. O cerne deste trabalho está refletido na elaboração de um produto educacional cujo fim é impulsionar o ensino do magnetismo em cursos do ensino médio, ao mesmo tempo em que sublinha suas implicações na tecnologia moderna, evidenciando seu uso na construção de motores elétricos. Essa tarefa se deu com base na escrita de um livro didático, em face à preocupação em subsidiar alternativas instrucionais que possam destacar a posição do aluno no processo de validação e justificação do conhecimento. Fundamentamos esta pesquisa sob a perspectiva libertadora e problematizadora da educação freireana e, no tratar da aplicação e preparação do material instrucional, usamos a concepção vygostskyana como referencial teórico, uma vez que a contrapartida pedagógica resultante da utilização de quaisquer metodologias de ensino no ambiente escolar deve considerar o contexto social vivenciado pelos estudantes, possibilitando que o seu recorte da realidade os permita assimilar as definições técnicas e científicas necessárias ao entendimento do conteúdo ao qual eles estão sendo expostos. Obtivemos como resultado a real percepção de que é possível criar um instrumento didático que permita uma simbiose entre os experimentos e o conteúdo abordado, bem como elaborar materiais complementares pertinentes ao desenvolvimento da aplicação. Observamos de igual modo a força da estratégia utilizada, por meio do interesse e engajamento dos alunos frente às atividades propostas tendo em vista a forma rápida e precisa de suas interações com as definições quando abordadas em uma interação mútua entre a teoria e a prática experimental.
Abstract: This dissertation is part of a research project that seeks a teaching strategy based on the shared exposition of ideas, aiming to correlate the conceptual domain and practical activities – grounded on the creation of experiments. The core of this work is reflected in the development of an educational product whose purpose is to boost the teaching of magnetism in high school courses, while also highlighting its implications in modern technology, highlighting its use in the construction of electric motors. That task was based on the writing of a textbook, given the concern to subsidize instructional alternatives that can highlight the student’s position in the validation process and justification of knowledge. We based this research from the liberating and problematizing Freirean education and, when dealing with the application and preparation of material instructional, we used the Vygostskyan conception as a theoretical reference, since the pedagogical counterpart resulting from the use of any teaching methodologies in the school environment must consider the social context experienced by students, enabling ensuring that their view of reality allows them to assimilate technical and scientific definitions necessary to understand the content to which they are being exposed. We got as a result the real perception that it is possible to create a teaching instrument that allows a symbiosis between the experiments and the content covered, as well as developing complementary materials relevant to the development of the application. We observed equally the strength of the strategy used, through the interest and engagement of students in relation to the proposed activities, taking into account the quick and precise form of their interactions with definitions when approached in a mutual interaction between theory and experimental practice.
Palavras-chave: Física - Ensino
Exposição compartilhada
Motores elétricos
Material didático
Shared exposition
Electric motors
Didactic material
Physic’s teaching
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
Citação: SANTOS FILHO, Jailton dos. Confluência teórica-experimental no estudo do magnetismo: uma proposta de ensino por abordagem com base na construção de motores elétricos. 2025. 169 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22799
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAILTON_SANTOS_FILHO.pdf12,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.