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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22818
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Combatendo a invisibilidade feminina: uma proposta para o ensino de história a partir da biografia de três sergipanas |
Autor(es): | Luduvice, Caroline Bittencourt |
Data do documento: | 2023 |
Orientador: | Maynard, Andreza Santos Cruz |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo compreender o silenciamento do Ensino de História acerca das trajetórias das mulheres sergipanas outrora atuantes no movimento feminista. Tendo em vista a invisibilidade das mulheres na historiografia e nos currículos escolares e, este trabalho conta com uma cartilha voltada para os docentes e discentes do 9o ano do Ensino Fundamental com a biografia de três mulheres sergipanas: Quintina Diniz, Maria Rita Soares e Beatriz Nascimento. Através dessas histórias de vida, pode-se oferecer aos docentes caminhos para discutir os feminismos e a sua importância para o combate às desigualdades de gênero. De cunho qualitativo, a pesquisa se utilizou de leituras bibliográficas especializadas nas áreas: das teorias feministas, história das mulheres, ensino de história e do uso e produção de biografias. Apoiado nos estudos de Jörn Rüssen e Paulo Freire, este trabalho procura levar os discentes a atuação em suas vidas práticas, buscando a transformação social, por meio da conscientização. É possível afirmar que a utilização das biografias mostrou-se um valioso recurso didático-metodológico para o ensino de História, especialmente no que se refere à valorização da história de mulheres, visto que, ao lançar luz sobre personagens à margem da historiografia, seus conflitos e suas singularidades, gera-se um sentimento de identificação e de empoderamento, na medida que as/os discentes passam a se reconhecer no outro e a compreender que também são agentes da história, possibilitando o desenvolvimento da consciência histórica. |
Abstract: | This research endeavors to delve into the silence surrounding the teaching of History regarding the trajectories of women from Sergipe who were once active participants in the feminist movement. Given the invisibility of women in historiography and educational curriculum, this study encompasses a pedagogical guide tailored for educators and 9th-grade in the Elementary School system. The guide encapsulates the biographies of three notable women from Sergipe: Quintina Diniz, Maria Rita Soares and Beatriz Nascimento. Through the narrative of their life stories, paths may be extended to educators, affording them the opportunity to engage in discussions pertaining feminisms and their significance in addressing gender inequalities. Adopting a qualitative approach, this research draws upon, specialized bibliographcal, resources within the domains of feminis theories, women’s history, history education and the production of biographcal accounts. Rooted in the perspectives of Jörn Rüssen and Paulo Freire, this study aims to catalyze student engagement within their practical spheres, thereby instigating social transformation through heightened awareness. Evidently, the utilization of biographical accounts serves as a potente didatic and methodological tool for teaching of historical, particularly in relation to the valorization of women’s historical narratives. By illuminating the stories of historically marginalized figures, along with their struggles and distinctiveness, a profund sense of identification and empowerment takes root, conseuently, students not only come to recognize reflections of themselves in these narratives but also grasp their roles as agentes of history, ultimately nurturing the cultivation of historical consciousness. |
Palavras-chave: | História - Estudo e ensino Feminismo Quintina Diniz Maria Rita Soares Beatriz Nascimento History education Feminist movements |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citação: | LUDUVICE, Caroline Bittencourt. Combatendo a invisibilidade feminina: uma proposta para o ensino de história a partir da biografia de três sergipanas. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22818 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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