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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Educação em administração à luz da teoria crítica em Theodor Adorno: um estudo fenomenográfico sobre a emancipação na graduação
Autor(es): Santos, Anderson dos
Data do documento: 24-Jul-2025
Orientador: Araujo, Gracyanne Freire de
Resumo: Para Adorno, a educação é essencial na formação de indivíduos emancipados para além da transmissão de conhecimentos descontextualizados da prática social. Por essa razão, a relevância deste estudo reside na necessidade de repensar a Educação em Administração (EA), que muitas vezes se limita à conhecimentos técnicos e padronizados, sem considerar a formação de profissionais críticos e conscientes de seu papel social. Esta dissertação tem como objetivo compreender como a Teoria Crítica em Adorno manifesta-se na Educação em Administração na perspectiva da emancipação dos estudantes da graduação. Esse estudo busca explorar as interconexões entre a teoria crítica e a emancipação na EA, promovendo uma discussão sobre a formação de profissionais que não apenas dominem as técnicas administrativas, mas que também sejam capazes de questionar, refletir e agir de maneira ética e responsável em suas práticas. Metodologicamente, como lente teórica, adotamos a teoria crítica e o paradigma humanista radical. Quanto à natureza da pesquisa, empregamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando o método da fenomenografia para aprofundar a compreensão do fenômeno da EA a partir das experiências dos estudantes. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, cujos dados foram examinados utilizando o método fenomenográfico e a análise da narrativa. O software ATLAS.ti foi empregado para facilitar a identificação de padrões e categorias temáticas que emergiram das narrativas dos estudantes. Os principais resultados evidenciam a importância de incorporar a Teoria Crítica e a abordagem emancipadora no currículo e nas práticas pedagógicas dos cursos de Administração, promovendo o pensamento crítico, a autonomia e o protagonismo dos estudantes desde o início da formação. Além disso, a pesquisa destaca a disparidade entre as diretrizes normativas e a efetividade prática dessas propostas, sugerindo a necessidade de melhorias na estrutura curricular e na formação contínua do corpo docente. Por fim, os resultados apontam para a relevância de metodologias ativas, projetos de pesquisa e extensão e o fortalecimento do diálogo entre teoria e prática, visando à ampliação do impacto social da formação em Administração. Dessa forma, elegemos como contribuições da pesquisa as inter- relações entre os achados do estudo, que contribuem para o avanço do conhecimento acadêmico na EA, com ênfase na emancipação; incentivar o uso de métodos de ensino criativos e a inclusão de estudos críticos na prática docente em Administração; além de apresentar as contribuições sociopráticas decorrentes do estudo para os estudantes, a universidade e a sociedade. Propomos nesta dissertação uma reflexão crítica sobre a EA, contribuindo para a transformação social, em que a emancipação estudantil se torne um imperativo para a construção de um espírito crítico sobre a realidade e, consequentemente para uma sociedade mais responsiva.
Abstract: For Adorno, education is essential in the formation of emancipated individuals beyond the transmission of knowledge decontextualized from social practice. For this reason, the relevance of this study lies in the need to rethink Management Education (ME), which is often limited to technical and standardized knowledge, without considering the formation of critical professionals who are aware of their social role. This dissertation aims to understand how Adorno's Critical Theory manifests itself in Management Education from the perspective of the emancipation of undergraduate students. This study seeks to explore the interconnections between critical theory and emancipation in ME, promoting a discussion about the training of professionals who not only master administrative techniques but are also capable of questioning, reflecting, and acting ethically and responsibly in their practices. Methodologically, as a theoretical lens, we adopt critical theory and the radical humanist paradigm. As for the nature of the research, we employed a qualitative research approach, using the phenomenography method to deepen our understanding of the phenomenon of ME based on the students' experiences. The research was conducted through semi-structured interviews and document analysis, whose data were examined using the phenomenographic method and narrative analysis. ATLAS.ti software was used to facilitate the identification of patterns and thematic categories that emerged from the students' narratives. The main results highlight the importance of incorporating Critical Theory and the emancipatory approach into the curriculum and pedagogical practices of Management courses, promoting critical thinking, autonomy, and student leadership from the beginning of their education. In addition, the research highlights the disparity between normative guidelines and the practical effectiveness of these proposals, suggesting the need for improvements in the curriculum structure and continuing education of the teaching staff. Finally, the results point to the relevance of active methodologies, research and extension projects, and the strengthening of the dialogue between theory and practice, aiming to expand the social impact of business education. Thus, we have chosen as contributions of the research the interrelationships between the findings of the study, which contribute to the advancement of academic knowledge in ME, with an emphasis on emancipation; encouraging the use of creative teaching methods and the inclusion of critical studies in teaching practice in Management; in addition to presenting the sociopractical contributions resulting from the study for students, the university, and society. In this dissertation, we propose a critical reflection on ME, contributing to social transformation, in which student emancipation becomes imperative for the construction of a critical spirit about reality and, consequently, for a more responsive society.
Palavras-chave: Administração – Estudo e ensino
Teoria crítica
Pedagogia crítica
Ensino superior
Adorno
Emancipação
Management education
Critical theory
Emancipation
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Administração
Citação: SANTOS, Anderson dos. Educação em administração à luz da teoria crítica em Theodor Adorno: um estudo fenomenográfico sobre a emancipação na graduação. 2025. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22824
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração

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