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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Educação física escolar: que corpos são possíveis de um projeto curricular sob a égide da racionalidade neoliberal?
Autor(es): Abreu, Jerlane Santos
Data do documento: 18-Jul-2025
Orientador: Cardoso, Lívia de Rezende
Resumo: Insatisfeita com os pensamentos reacionários, com os espaços precários da Educação Física, que pouco discute as relações de gênero na escola, com os currículos do nosso sistema educacional, universalizantes e engessados pela égide neoliberal, além de todas as forças experimentais e utópicas que vêm me conduzindo a esse processo de doutoramento, busco engendrar questões nesta pesquisa sobre a inspiração, contemplação e disseminação de um projeto curricular que prolifere e viva a diferença. Acreditamos nas práticas curriculares da Educação Física escolar enquanto um potente campo para analisar e problematizar a manutenção das desigualdades de gênero e sexualidade na escola, para refletir sobre o funcionamento deste componente na educação do corpo, seus endereçamentos, engessamentos, assujeitamentos, subjetivações, ou mesmo suas possibilidades de novas composições de vidas possíveis. Desse modo, tencionamos uma análise que reconhece o conjunto de práticas reguladoras de vidas da lógica neoliberal pela qual os currículos são projetados, como também, reconhecemos que sempre existirão currículos que indicam percursos de entradas e saídas para novas existências e incidências de novas possibilidades de vidas (Corazza, 2012). Diante das relações de gênero e sexualidade em junção às dinâmicas curriculares da Educação Física escolar, acreditamos que, unidas, tais temáticas de tensionamentos podem muito mais do que tem sido feito (Paraíso, 2018). Assim, consideramos os diversos marcadores sociais, mas tomamos gênero como um organizador central e socioeducativo das diferenças, das relações de poder, dos corpos biológicos e culturais, que incluem e excluem determinados corpos, nas aulas de Educação Física. Sendo assim, buscaremos investigar suas práticas curriculares, reconhecendo a lógica neoliberal que relativiza possibilidades de ser e de vidas em detrimento de outras, ao mesmo tempo em que julga e constrói comportamentos a partir de narrativas de valores morais e éticos (Seffner, 2020). Diante desses pressupostos, a questão central dessa tese é analisar a produção de corpos em um currículo escolar de Educação Física sob a égide da governamentalidade neoliberal. Para este processo investigativo, outras questões possíveis norteiam essa problemática central: que corpos são possíveis, diante das relações de gênero e sexualidade na dinâmica curricular da Educação Física escolar, na etapa do Ensino Fundamental? Quais discursos, presentes na área da Educação Física escolar, contribuem com as continuidades e/ou descontinuidades dos padrões normativos que se estabelecem sobre as questões de gênero e sexualidade? Elegemos uma composição teórico-metodológica a partir da observação participante como ponto de articulação para esse estudo, tomando, como nossos focos da observação as aulas práticas e dinâmicas curriculares, a partir da imersão e inserção ao cotidiano escolar, da análise de enunciados e relações corpóreas, especificamente das aulas teórico e práticas de Educação Física, bem como os espaços comuns da escola, em horários de intervalo e possíveis eventos de determinada instituição de ensino. Os resultados da pesquisa foram organizados em três eixos analíticos: Subjetividades discentes em disputa, Corpos que marcam e Um currículo-utopia para Emily habitar. Nestes, identificamos que as subjetividades discentes que estão sempre em disputa, hierarquizam performances, silenciando corpos possíveis. A masculinidade viril se mostra estruturante nas práticas corpóreas e a reprodução dos estereótipos de gênero sempre se manifesta entre estudantes, mas também entre professores e demais funcionários da comunidade escolar, entre gestos e julgamentos que marginalizam os corpos femininos e naturalizam desigualdades. Apesar disso, consideramos as pequenas brechas e tentativas de ruptura frente às normatividades de gênero, emergindo assim, as possibilidades de reflexões de um currículo que acolhe outros corpos possíveis de (re) existir.
Palavras-chave: Educação - estudo e ensino
Currículos
Corpо humano na educação
Educação física
Neoliberalismo
Identidade de gênero na educação
Educação e Estado
Corpo
Gênero
Governamentalidade neoliberal
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: ABREU, Jerlane Santos. Educação física escolar: que corpos são possíveis de um projeto curricular sob a égide da racionalidade neoliberal?. 2025. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22854
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