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Tipo de Documento: Tese
Título: Práticas pedagógicas com tecnologias digitais: compreensões de docentes do curso de Pedagogia da Faculdade do Nordeste da Bahia
Autor(es): Souza, José Batista de
Data do documento: 27-Mai-2025
Orientador: Vasconcelos, Carlos Alberto de
Resumo: As práticas pedagógicas, no contexto educacional, quando realizadas com intencionalidades, possibilitam um processo de ensino e de aprendizagem efetivo, contribuindo para a formação de um aluno autônomo, crítico e protagonista da própria aprendizagem. No contexto hodierno, marcado pela cultura digital, essas práticas devem acompanhar as mudanças por que passa a sociedade, oportunizando ao aluno aprender também a partir de tecnologias digitais, de modo que ele se sinta valorizado conforme as características do seu tempo. Diante disso, o objetivo geral desta tese é compreender como as práticas pedagógicas dos professores do curso de Pedagogia da FANEB, mediadas por tecnologias digitais, podem contribuir para a formação de pedagogos críticos em relação ao uso dessas tecnologias em sua futura profissão. Para o alcance do referido objetivo, foram elencados os seguintes objetivos específicos: analisar a relação dos professores com as tecnologias digitais e suas didáticas; caracterizar as práticas pedagógicas desses professores buscando indícios de superação do uso instrumental das tecnologias digitais; identificar nas práticas pedagógicas dos professores com tecnologias digitais elementos que fundamentam os processos de usos, integrações e apropriações; verificar no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da FANEB qual o papel das tecnologias digitais. Metodologicamente, essa pesquisa adotou a abordagem qualitativa interpretativista, devido à subjetividade com que analisa o fenômeno em estudo e à possibilidade de olhares distintos por parte do pesquisador. Quanto aos procedimentos para a geração de dados, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, por meio do Estado do Conhecimento, da pesquisa de campo e da análise documental, a partir do PPC de Pedagogia da instituição em questão. No tocante aos instrumentos de geração de dados, foram aplicados questionários a 12 professores, entrevista semiestruturada a 6 professores e realizada uma análise documental do PPC de Pedagogia da instituição locus da pesquisa. Em relação ao tratamento dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin, a partir da criação de oito categorias: (1) concepções sobre práticas pedagógicas; (2) o papel das tecnologias digitais no PPC de Pedagogia da FANEB; (3) experiências com tecnologias digitais na FANEB; (4) professor aprende com os alunos; (5) dificuldades docentes para o uso de tecnologias digitais na FANEB; (6) possibilidades de uso das tecnologias digitais quando se tornar professor; (7) formação continuada docente; (8) concepção crítica sobre tecnologias digitais. Os resultados apontaram que, em relação às práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais no curso de Pedagogia da FANEB, os professores fazem uso significativo e crítico dessas tecnologias, além de trabalharem junto aos alunos as questões críticas inerentes a elas. Ademais, os resultados explicitam que há possibilidades reais de os alunos do referido curso, ao adentrarem na docência, fazerem uso das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, estimulados pelo que aprenderam e vivenciaram no percurso da graduação, levando em conta suas memórias formativas.
Abstract: Pedagogical practices in the educational context, when carried out intentionally, enable an effective teaching and learning process, contributing to the formation of an autonomous, critical student who is the protagonist of their own learning. In today's context, marked by digital culture, these practices must keep pace with the changes that society is going through, giving students the opportunity to learn using digital technologies, so that they feel valued according to the characteristics of their time. In view of this, the general aim of this thesis is to understand how the pedagogical practices of teachers on the FANEB Pedagogy course, mediated by digital technologies, can contribute to the training of critical pedagogues in relation to the use of these technologies in their future profession. In order to achieve this objective, the following specific objectives were listed: to analyze the relationship between teachers and digital technologies and their didactics; to characterize the pedagogical practices of these teachers, looking for signs of overcoming the instrumental use of digital technologies; to identify elements in the teachers' pedagogical practices with digital technologies that underpin the processes of use, integration and appropriation; to verify the role of digital technologies in the Pedagogical Project of the Pedagogy Course (PPC) at FANEB. Methodologically, this research adopted an interpretative qualitative approach, due to the subjectivity with which it analyzes the phenomenon under study and the possibility of different perspectives on the part of the researcher. As for the procedures for generating data, bibliographical research was used, through the State of Knowledge, field research and document analysis, based on the Pedagogy PPC of the institution in question. With regard to the instruments used to generate data, questionnaires were administered to 12 teachers, semi-structured interviews were conducted with 6 teachers and a document analysis was carried out of the Pedagogy PPC of the institution where the research was carried out. Bardin's Content Analysis was used to process the data, based on the creation of eight categories: (1) conceptions of pedagogical practices; (2) the role of digital technologies in FANEB's Pedagogy PPC; (3) experiences with digital technologies at FANEB; (4) teachers learning from students; (5) teaching difficulties in using digital technologies at FANEB; (6) possibilities for using digital technologies when you become a teacher; (7) continuing teacher training; (8) critical conception of digital technologies. The results showed that, in relation to pedagogical practices mediated by digital technologies in the Pedagogy course at FANEB, teachers make significant and critical use of these technologies, as well as working with students on the critical issues inherent in them. In addition, the results show that there are real possibilities for students on this course, when they enter teaching, to use digital technologies in their teaching practices, stimulated by what they have learned and experienced during their undergraduate studies, taking into account their formative memories.
Palavras-chave: Educação superior
Tecnologias digitais
Pedagogia
Docência universitária
Inovação educacional
Prática de ensino
Digital technologies
Pedagogy
University teaching
Educational innovation
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, José Batista de. Práticas pedagógicas com tecnologias digitais: compreensões de docentes do curso de Pedagogia da Faculdade do Nordeste da Bahia. 2025. 385 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22940
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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