Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22991
Tipo de Documento: Monografia
Título: Memorial de curta-metragem Beira-Mar : o afrofuturismo e o candomblé na construção de um cinema sergipano
Autor(es): Andrade, Lucília Meneses
Data do documento: 21-Mai-2025
Orientador: Cunha, Damyler Ferreira
Resumo: Esse curta-metragem é um projeto de ficção, que conta a trajetória de Laura, uma mulher negra que vive em Sergipe. Após um gatilho causado pela violência sexual, Laura entra em uma realidade diferente, onde lidará com a presença de orixás que a guiarão durante sua trajetória ancestral. A partir daí, o filme mostra a jornada da protagonista em busca de sua própria existência. Beira-mar é um curta-metragem ficcional que explica o afrofuturismo e o cinema negro brasileiro, dentro de um referencial teórico, como influência direta na criação do filme. É um filme de cinema de terreiro ketu, feito em Sergipe.
Abstract: This short film is a fictional project, that tells the story of Laura, a Black woman living in Sergipe. After a trigger caused by sexual violence, Laura enters a different reality, where she will encounter the presence of orixás who will guide her through her ancestral journey. From there, the film shows the protagonist's journey in search of her own existence. Beira-mar is a fictional short film that explains afrofuturism and Brazilian Black cinema, within a theoretical framework, as a direct influence on the creation of the film. It is a Ketu terreiro cinema film, made in Sergipe.
Palavras-chave: Cinema
Ensino superior (UFS)
Afrofuturismo
Cinema negro
Terreiro Ketu (Candomblé)
Afrofuturism
Black cinema
Audiovisual
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::ADMINISTRACAO E PRODUCAO DE FILMES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Cinema e Audiovisual – São Cristóvão – Presencial
Citação: Andrade, Lucília Meneses. Memorial de curta-metragem Beira-Mar : o afrofuturismo e o candomblé na construção de um cinema sergipano. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Cinema e Audiovisual) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22991
Aparece nas coleções:Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucilia_Meneses_Andrade.pdf5,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.