Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23384
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Dança para pessoas em cadeira de rodas: estratégias de ensino-aprendizagem a partir do programa Arte na Escola/SE |
Autor(es): | Silva, Lays Nara do Rosário |
Data do documento: | 3-Set-2025 |
Orientador: | Feitoza, Jonas Karlos de Souza |
Resumo: | Esta monografia intitulada "Dança para Pessoas em Cadeira de Rodas: Estratégias e ensino-aprendizagem a partir do Programa Arte na Escola/SE" investigou a dança para cadeirantes como uma ação inclusiva. A pesquisa utilizou uma metodologia que combinou a revisão de literatura com a vivência prática no Programa Arte na Escola. O trabalho buscou desconstruir a "Bipedia Compulsória", valorizando todas as corporeidades. A "Prática da Consideração" foi o alicerce ético, focando na ndividualização dos corpos em vez de padrões rígidos. A experiência prática no "Programa Arte na Escola" em Sergipe demonstrou que as barreiras são mais simbólicas do que físicas, residindo na resistência social. Estratégias pedagógicas baseadas nos Fatores de Laban (Peso, Tempo, Espaço e Fluência) são sugeridas como processos de ensino/aprendizagem de dança para pessoas em cadeira de rodas. A contribuição desta proposta de pesquisa para o campo da dança resulta da escassez de referências que apresentem estratégias metodológicas de ensino de dança para pessoas com deficiência. |
Abstract: | This monograph, titled "Dance for People in Wheelchairs: Teaching-Learning Strategies from the Art at School Program/SE," investigated dance for wheelchair users as an inclusive activity. The research used a methodology that combined literature review with practical experience from the Art at School Program. The work sought to deconstruct "Compulsory Bipedalism," valuing all corporealities. The "Practice of Consideration" was the ethical foundation, focusing on the individualization of bodies rather than rigid standards. Practical experience with the "Art at School Program" in Sergipe demonstrated that barriers are more symbolic than physical, residing in social resistance. Pedagogical strategies based on Laban's Factors (Weight, Time, Space, and Fluency) are suggested as dance teaching/learning processes for people in wheelchairs. The contribution of this research proposal to the field of dance results from the scarcity of references that present methodological strategies for teaching dance to people with disabilities. |
Palavras-chave: | Dança Dança para deficientes Paraplégicos Arte Ensino Teaching strategies in dance wheelchair dancing Art at School Program Movement factors |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial |
Citação: | SILVA, Lays Nara do Rosário. Dança para pessoas em cadeira de rodas: estratégias de ensino-aprendizagem a partir do programa Arte na Escola/SE. 2025. 36 f. Monografia (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23384 |
Aparece nas coleções: | Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lays_Nara_Rosário_Silva.pdf | 445,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.