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Tipo de Documento: Monografia
Título: Gamificação no processo de aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de uma plataforma lúdica educacional
Autor(es): Gomes, Luan Kyrtinem de Oliveira
Data do documento: 17-Set-2025
Orientador: Costa Neto, Alberto
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel educacional que utiliza a gamificação e minigames como estratégia pedagógica para apoiar o processo de ensinoaprendizagem. O aplicativo foi concebido com o objetivo central de tornar a aprendizagem mais acessível, estimulando o engajamento e a participação ativa dos estudantes por meio de abordagens lúdicas. Para fundamentar seu desenvolvimento, foi realizada uma análise de soluções existentes e de fundamentos teóricos que sustentam o uso de elementos lúdicos no contexto educacional. A partir desse embasamento, o aplicativo foi projetado e implementado como uma plataforma adaptável, na qual educadores podem criar seus próprios cursos. Como resultado, obteve-se uma solução viável que busca explorar o potencial da aplicação de mecânicas de gamificação no processo de ensino. Embora avanços importantes tenham sido alcançados, etapas como a validação com diferentes perfis de usuários permanecem como proposta para trabalhos futuros. Ainda assim, o sistema desenvolvido configura-se como um passo em direção à utilização de metodologias ativas apoiadas por tecnologia, oferecendo subsídios para novas investigações e aprimoramentos.
Abstract: This work presents the development of an educational mobile application that employs gamification and mini-games as a pedagogical strategy to support the teaching and learning process. The application was conceived with the central objective of making learning more accessible, fostering student engagement and active participation through playful approaches. To support its development, an analysis of existing solutions and theoretical foundations that sustain the use of playful elements in the educational context was conducted. Based on this foundation, the application was designed and implemented as an adaptable platform in which educators can create their own courses. As a result, a viable solution was obtained that seeks to explore the potential of applying gamification mechanics in the teaching process. Although significant advances have been made, stages such as validation with different user profiles remain as proposals for future work. Nevertheless, the developed system represents a step toward the adoption of active methodologies supported by technology, providing a basis for further investigations and improvements.
Palavras-chave: Ciência da computação
Gamificação
Aprendizagem móvel
Metodologias ativas
Tecnologia educacional
Minigames
Aplicativo móvel (Educação)
Pedagogia
Educação acessível
Gamification
Mobile learning
Active methodologies
Educational technology
Mini-games
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOMP - Departamento de Computação – Ciência da Computação – São Cristóvão - Presencial
Citação: Gomes, Luan Kyrtinem de Oliveira. Gamificação no processo de aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de uma plataforma lúdica educacional. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23435
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