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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Uma proposta didática CTSA para o ensino de ciências : argumentação e a temática dos aterros sanitários
Autor(es): Santos, Edilane dos
Data do documento: 21-Fev-2025
Orientador: Santos, Marcelo Leite dos
Resumo: A presente dissertação investiga o uso de uma sequência didática baseada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para promover a argumentação dos alunos no ensino de ciências. O estudo foi realizado com estudantes do Colégio Estadual Murilo Braga, em Sergipe, e teve como foco analisar como os alunos constroem argumentos durante um júri simulado sobre um crime ambiental fictício. Para isso, a metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2016) para interpretar as falas dos participantes. A sequência didática foi estruturada em três momentos pedagógicos: (i) levantamento dos conhecimentos prévios e introdução à temática dos aterros sanitários; (ii) aprofundamento conceitual envolvendo química, física, biologia e geografia; e (iii) realização do júri simulado, no qual os alunos desempenharam diferentes papéis e apresentaram argumentos baseados em evidências científicas. Os resultados evidenciam que a sequência didática contribuiu para o desenvolvimento da argumentação dos alunos, permitindo a articulação de conceitos científicos com problemas ambientais reais. A análise das falas, fundamentada no modelo de argumentação de Toulmin (2001), revelou avanços na estruturação dos argumentos, especialmente na mobilização de dados, justificativas e contra-argumentações. Além disso, a abordagem CTSA favoreceu uma aprendizagem mais contextualizada e crítica, estimulando a reflexão sobre as consequências da destinação inadequada dos resíduos sólidos. Destacamos ainda que este estudo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao incentivar práticas educacionais que promovem uma aprendizagem significativa e a reflexão sobre questões socioambientais. Conclui-se que a integração entre ensino de ciências, argumentação e problemáticas socioambientais fortalece a formação cidadã dos estudantes, evidenciando a relevância do uso de metodologias ativas para o ensino de ciências.
Abstract: This dissertation investigates students' arguments based on a didactic sequence based on the Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach. The study was carried out with students from the State School called “Murilo Braga” located in Sergipe. The objective was to analyze how students construct arguments during a mock jury on a fictitious environmental crime. The qualitative methodology was adopted using Bardin's (2016) content analysis to interpret the participants' statements. The didactic sequence was structured in Three Pedagogical Moments: (i) survey of prior knowledge and introduction to the topic of sanitary landfills; (ii) conceptual deepening involving Chemistry, Physics, Biology and Geography; (iii) conducting a mock jury trial. The results demonstrated that the didactic sequence contributed to the development of students' arguments with the articulation of scientific concepts and environmental problems. The analysis of the arguments revealed a structure in the mobilization of data, justifications and counter-arguments. Furthermore, the use of the STSE approach favored more contextualized and critical learning. It also allowed discussion on the consequences of the inadequate disposal of solid waste. The study carried out is aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs) by encouraging educational practices that promote learning about socio-environmental problems. The integration between science teaching, argumentation and socio-environmental issues strengthens students' civic education. Works like this demonstrate the relevance of using active methodologies for teaching science.
Palavras-chave: Argumentação
Aterros sanitários
CTSA
Ensino de ciências
ODS
Ciências – Estudo e ensino
Aterro sanitário
Abordagem interdisciplinar do conhecimento.
Argumentation
Landfills
STSE
Science teaching
SDGs
área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciências Naturais
Citação: SANTOS, Edilane dos. Uma proposta didática CTSA para o ensino de ciências: argumentação e a temática dos aterros sanitários. 2025. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23494
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Naturais

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