Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23971
Document Type: Monografia
Title: Projeto experimental em jornalismo portal Passe Delas : uma nova narrativa do futebol feminino em Sergipe
Authors: Almeida, Fernanda Spínola de
Issue Date: 22-May-2025
Advisor: Guerra, Josenildo
Resumo : Com dois times de futebol tradicionais, o estado de Sergipe é conhecido pela disputa acirrada e emocionante entre Confiança e Sergipe. Durante as competições de futebol masculino, a cidade de Aracaju se divide em duas cores, azul e vermelho. No entanto, enquanto essa rivalidade histórica se destaca entre os homens, apenas um dos clubes, a Associação Desportiva Confiança, possui um time feminino ativo. Mesmo após conquistas significativas, como o Campeonato Estadual de Futebol Feminino de 2023, a cobertura da modalidade feminina continua escassa e pouco conhecida pelos sergipanos. A falta de material jornalístico nos veículos locais tornou evidente a necessidade de criar um espaço para dar voz e visibilidade a essas atletas. Diante dessa realidade, o Passe Delas é um projeto experimental que, por meio de reportagens, notícias e entrevistas, se propõe a ser um veículo digital dedicado à cobertura jornalística do futebol feminino. O projeto utiliza o WordPress para a hospedagem do site e conta com quatro mídias sociais — Instagram, TikTok, X e YouTube. Seu objetivo é abordar não apenas a preparação das jogadoras para as competições e os campeonatos que elas participam, mas também o envolvimento familiar, abrangendo desde os sonhos até os direitos dessas mulheres. Todos esses canais serão utilizados tanto para promover o site quanto para disseminar informações e aumentar o reconhecimento do futebol feminino sergipano. Assim, o Passe Delas visa não apenas preencher a lacuna na cobertura desse esporte, mas também fomentar um ambiente onde as conquistas e histórias das atletas do estado possam ser contadas e acompanhadas pela mídia sergipana e nordestina.
Keywords: Jornalismo
Ensino superior (UFS)
Jornalismo esportivo
Futebol feminino (Sergipe)
Futebol (Nordeste, Brasil)
Empreendedorismo
Mídia independente
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO)
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Jornalismo – São Cristóvão – Presencial
Citation: Almeida, Fernanda Spínola de. Projeto experimental em jornalismo portal Passe Delas : uma nova narrativa do futebol feminino em Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Jornalismo) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23971
Appears in Collections:Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda_Spinola_Almeida.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.