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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4019
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Do cotidiano ao artifício : estratégias para produção de emoção em filmes da nova geração do cinema de horror nacional |
Autor(es): | Fonseca, Sâmia Lorena Morais da |
Data do documento: | 25-Abr-2017 |
Orientador: | Schneider, Greice |
Resumo: | Este texto dedica-se ao estudo da produção de afetos no novo cinema brasileiro de horror pós anos 2000, em especial à relação existente entre a expressão emocional de seus personagens e a reação da apreciação dos efeitos programados no texto fílmico, através de um processo de artificialização do cotidiano através do uso deliberado de convenções do gênero horror. A pesquisa tem como pressuposto uma perspectiva cognitivista, desenvolvida para o cinema a partir dos anos 90, e baseiase na perspectiva teórico-metodológica da Poética do filme, que entende uma obra cinematográfica como uma composição expressiva em busca de causar efeitos no espectador, percebendo a apreciação como uma experiência subjetiva em três dimensões: cognitiva, sensorial e emocional. A junção das abordagens teórica e metodológica resultou na execução de exercícios de análises fílmicas e na observação da programação emocional elaborada nas obras cinematográficas do horror brasileiro. Foram analisados quatro filmes do gênero horror, sendo um longametragem e três curtas-metragens: Quando eu era vivo (2014), Vinil Verde (2004), O Duplo (2012) e Estátua (2014). As análises permitiram identificar certa padronização de procedimentos estratégicos do cinema brasileiro de horror em sua função de convocar emoções. |
Abstract: | The following dissertation is devoted to the new horror movies produced in Brazil after 2000’s. Special attention will be given to their affective dimension, focusing on the relation between the emotional expression of its characters and the spectators reaction. Among typical strategies programmed in these films, we find a distinct process of artificialization of daily life, through the deliberate use of conventions proper to the horror genre. The films will be approached through a a cognitive perspective, developed in film studies from the 90s. In order to analyze each film, we will depart from the methodological perspective of the Film Poetics, according to which a cinematographic work is an expressive composition that causes effects in the spectator. Four films were analyzed, (one feature film and three short films): Quando eu era vivo (2014), Vinil Verde (2004), O Duplo (2012) and Estátua (2014). |
Palavras-chave: | Comunicação Poética Filmes de terror Cinema e linguagem Linguagens e emoções Cinema Emoção Horror Cognitivismo Emotion Poetic Cognitivism |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Agência de fomento: | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | FONSECA, Sâmia Lorena Morais da. Do cotidiano ao artifício : estratégias para produção de emoção em filmes da nova geração do cinema de horror nacional. 2017. 110 f. Dissertação (Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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