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Document Type: Dissertação
Title: O papel do Jornal UFS na divulgação e alfabetização científicas
Authors: Ribeiro, Luiz Amaro
Issue Date: 27-Feb-2014
Advisor: Araujo, Maria Inêz Oliveira
Resumo : A divulgação científica configura-se uma aliada da alfabetização científica, uma vez que a popularização dos conhecimentos em ciência e tecnologia (C&T) constitui uma ação benéfica ao processo educativo em ciências, que possibilita fomentar no cidadão uma mentalidade crítica sobre os avanços, consequências e limites da ciência e tecnologia. O objetivo do presente estudo, assim, é compreender como os professores/pesquisadores da UFS avaliam a importância da divulgação científica presente no Jornal UFS, impresso produzido pela Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (Ascom), e em que medida esse jornal possibilita a alfabetização científica. O estudo é de natureza qualitativa, e teve como principal instrumento informacional o questionário, que foi respondido por 16 professores/pesquisadores, fontes de matérias de C&T do Jornal UFS - desde a primeira edição do impresso em 2007 até a primeira edição de 2013, totalizando 9 edições. Os resultados evidenciaram que os pesquisadores da UFS percebem a importância da divulgação científica como sendo um meio de disseminar os conhecimentos restritos para o público em geral e, no que concerne ao Jornal UFS, eles apontaram os problemas de periodicidade, distribuição e alcance do impresso como empecilhos para o desempenho da atividade de divulgar C&T. No tocante à relação entre divulgação e alfabetização científica, a maioria considerou esses dois elementos indissociáveis, apontando a relevância do primeiro para se hegar ao segundo.
Abstract: Science communication sets as an ally of scientific literacy, since the popularization of knowledge in science and technology (S & T) composes as a beneficial action to the educational process in science, which allows to the citizen to create a critical mindset about the progress, outcomes and limits of science and technology. The aim of this study therefore is to understand how teachers/researchers from UFS evaluate the importance of science communication in UFS Journal, which is produced by the Communications Department of the Federal University of Sergipe, and to what extent this paper enables science literacy. The study is qualitative, and its main informational instrument is the questionnaire, which was answered by 16 teachers/researchers, sources of S&T reports published at UFS Journal - since the first edition printed in 2007 until the first edition of 2013, totaling 9 editions. The results showed that the UFS researchers realize the importance of science communication as a mean for disseminating the knowledge restricted to the general public and, regarding the UFS Journal , they pointed out the problems of frequency, distribution and range of printed as impediments to the performance of the S&T promotional activity. Concerning the relationship between divulgation and scientific literacy, the majority considered these two inseparable elements, indicating the relevance of the first to arrive at the second.
Keywords: Universidade Federal de Sergipe
Educação
Notícias científicas
Jornalismo educativo
Jornalismo científico
Divulgação científica
Jornal UFS
Alfabetização científica
Assessoria de comunicação.
Education
Journalism educational
Journalism, Scientific
Science news
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4817
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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