Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5712
Document Type: Dissertação
Title: O inglês não padrão nas provas do ENEM : estudo de caso na perspectiva da variação linguística e do letramento
Authors: Lima, Daniel Ribeiro de
Issue Date: 28-Jul-2016
Advisor: Reis, Marileia Silva dos
Co-advisor: Santos, Geralda Lima de Oliveira
Resumo : O ensino e a aprendizagem da língua inglesa, nas suas multimodalidades, têm sido alvos de pesquisas envolvendo educadores e aprendizes. Na perspectiva da globalização, uma língua não é um idioma pertencente exclusivamente a uma nação: nesse contexto, o domínio de línguas estrangeiras e o estudo de um idioma de alcance global, como o inglês, por exemplo, são elementos cruciais em todo o processo educacional. Nesses termos, a presente dissertação propõe-se a algumas reflexões, em especial, a de descrever gêneros de textos de inglês não-padrão nas provas do ENEM, bem como analisar a variação linguística neles contemplada, correlacionando esses usos à proposta dos documentos oficiais sobre o ensino de inglês no Ensino Médio, sendo o PNLD um deles. Como pressupostos teórico-metodológicos, a pesquisa se apoia na Sociolinguística Aplicada ao ensino de línguas e em estudos sobre o letramento e ensino de língua e gêneros textuais. Parte-se do argumento de que, tanto o ENEM quanto o edital do PNLD, já estão se moldando às práticas de leitura e de gêneros textuais envolvendo variação linguística em língua inglesa, não somente do inglês americano, mas também do falado em outros países, o que justifica a inclusão de variantes, como o Black English em questões do ENEM. Espera-se que esse estudo possa contribuir para a área da sociolinguística aplicada à segunda língua no Brasil, além de assegurar ao professor práticas de ensino firmadas não apenas no nível formal do idioma, mas também em seus graus de formalidade/informalidade nos mais diversos usos.
Abstract: The teaching and learning of the English language, in their multimodalities, have been targets of research involving educators and learners. In the context of globalization, language is not a language that belongs exclusively to a nation: in this context, the mastery of foreign languages and the study of a global language, like English, for example, are crucial elements in the whole educational process. In these terms, this dissertation proposes some reflections, in particular, the description of textual genres in non-standard English texts taken from the ENEM, as well as analyze the linguistic variation of them by correlating these uses with the proposal of official documents about the English teaching in high school, as the PNLD. As theoretical-methodological assumptions, the research is based on Applied Sociolinguistics to language teaching, on literacy and language teaching and on textual genres. That comes from the argument that both the ENEM and the notice of PNLD are shaping the practices of reading and text genres involving linguistic variation in English language, not only in American English, but also in other countries, which justifies the inclusion of variants, such as Black English in texts from the ENEM. It is hoped that this study will contribute to the field of applied Sociolinguistics to second language in Brazil, as well as giving teachers teaching practices signed not only formal level of language, but also in their degrees of formality/informality in the most diverse uses.
Keywords: Língua inglesa
Letramento
Sociolinguística
Gêneros textuais
Sociolinguística aplicada
Variantes
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Literacy
Textual genres
Applied sociolinguistics
Variants
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Letras
Citation: LIMA, Daniel Ribeiro de. O inglês não padrão nas provas do ENEM : estudo de caso na perspectiva da variação linguística e do letramento. 2016. 88 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5712
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIEL_RIBEIRO_LIMA.pdf823,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.