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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7042
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Formação e difusão das cognições sociais: TV, racismo e homofobia |
Autor(es): | Lima, Marcus Eugênio Oliveira França, Dalila Xavier de Gouveia, Raimundo Cândido de Costa, Ana Clésia Silva Dias |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | Este artigo integra as comunicações de Dalila França e Ana Clésia Costa sobre o modo como desenhos animados colaboram na difusão e perpetuação do racismo na infância com a comunicação de Raimundo Gouveia que discute as relações entre crenças e valores na produção do preconceito contra os homossexuais. Existem dois pontos de contato muito significativos entre as análises que compõem este artigo. De um lado a busca do entendimento da gênese de uma atitude que tem, ao longo de muitos anos, se constituído como um dos maiores problemas das relações intergrupais e como uma das principais causas de conflito social (Augoustinos & Reynolds, 2001) e de mal estar psicológico (Major, McCoy, Kaiser, & Quinton, 2003). Por outro lado, as duas comunicações pontificam outro aspecto fundamental em suas análises, o de que o preconceito resulta de crenças que são socialmente construídas e compartilhadas e que passam por processos de difusão e aprendizado na sociedade, muitas vezes utilizando como veículo os meios de comunicação de massa e impactando as pessoas muito antes de elas possuírem um juízo crítico sobre o que veem e ouvem. Além desses encontros teóricos, os dois textos que compõem este artigo apresentam abordagem metodológica rigorosa, com evidência empírica que integra processos mais cognitivos, como a formação de estereótipos, com processos mais societais, como a difusão de crenças. A articulação de níveis de análises é uma atitude fundamental no entendimento de um fenômeno multicausal como o preconceito. Efetivamente, o preconceito é um problema intrapsicológico, uma vez que são os indivíduos que o expressam; mas é também e ao mesmo tempo uma questão interpessoal, uma vez que é aprendido e expresso nas relações entre as pessoas; simultaneamente é intragrupal, pois decorre de percepções de status e papéis sociais e é também ideológico, pois estrutura políticas de governo, organizando o Estado e a sociedade de uma determinada forma. |
Palavras-chave: | Cognição social Racismo Homofobia |
ISSN: | 2319-0361 |
Parte de : | Revista Brasileira de Psicologia |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
Citação: | LIMA, M. E. O. et al. Formação e difusão das cognições sociais: TV, racismo e homofobia. Revista Brasileira de Psicologia, Salvador, v. 1, n. 2, p. 89-104, 2014. Disponível em: <http://revpsi.org/wp-content/uploads/2014/12/Lima-et-al.-2014-Forma%C3%A7%C3%A3o-e-Difus%C3%A3o-das-Cogni%C3%A7%C3%B5es-Sociais-TV-Racismo-e-Homofobia.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2017. |
Licença: | Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Disponível em: <http://diadorim.ibict.br/handle/1/462>. |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/7042 |
Aparece nas coleções: | DPS - Artigos de periódicos |
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