Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7186
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Concepções e abordagens metodológicas de professores tendo como enfoque a questão ambiental em uma escola de Aracaju/SE |
Autor(es): | Santos, Aldeci dos Vasconcelos, Carlos Alberto de |
Data do documento: | Fev-2017 |
Resumo: | A Educação Ambiental não surge como mecanismo para abolir os problemas do meio ambiente, mas, vem para nos alertar sobre a problemática ambiental e como educadores, devemos trabalhar para formar cidadãos conscientes do seu papel, que é contribuir para que exista um equilíbrio em nosso planeta. É necessário que o homem tem de perceber que ele não só depende da natureza, ele é a própria natureza. Por isso o papel da escola e dos professores como formadores de opinião é importante, fazer com que os alunos reavaliem o seu comportamento em relação ao ambiente em que estão inseridos e as conseqüências que esse comportamento possa trazer. É de grande importância que cada um conscientize-se do seu poder de contribuir para um ambiente sustentável. Diante disso, a escola quanto instituição deve formar cidadãos responsáveis e conscientes de que é preciso saber usar esses recursos com responsabilidade e respeito. Desta feita, o presente artigo objetivou fazer um diagnóstico das abordagens metodológicas em Educação Ambiental utilizadas pelos professores de uma escola municipal bem como verificar qual percepção que esses docentes têm sobre Educação Ambiental. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola do município de Aracaju/SE, com uma amostra de 8% dos professores que trabalham no turno vespertino e que lecionam no 6º e 7º ano do ensino fundamental. Essa mostra engloba professores das disciplinas de português, matemática, inglês, artes, ciências, história, geografia, religião e educação física. Para o trabalho em questão, foi utilizado como coleta de dados o questionário, com perguntas abertas e fechadas relacionadas ao perfil dos docentes investigados, assim como também questões sobre a importância de trabalhar a Educação Ambiental em todas as disciplinas, a concepção que esses professores possuem sobre EA e como eles abordam o tema em suas aulas. Para melhor disposição dos dados, foram utilizadas representações sociais de meio ambiente que de acordo com Reigota (2007) é a partir das Representações Sociais de Meio Ambiente dos professores que se podem caracterizar suas práticas cotidianas relacionadas a este tema. Portanto, as representações permeiam a vida dos indivíduos de forma a moldar e transformar suas atitudes. Ainda segundo o autor essas representações podem ser classificadas em naturalista, antropocêntrica e globalizante. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente e na análise foi verificado que os professores têm uma visão restrita sobre EA. Concebendo-a como uma forma de resolver os problemas ambientais. De acordo com a área de formação houve diferentes respostas em ralação ao que vem a ser Educação Ambiental e como esta é abordada em cada disciplina. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Concepção Professores |
ISSN: | 2446-7022 |
Parte de : | IV Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Citação: | SANTOS, A. dos; VASCONCELOS, C. A. de. Concepções e abordagens metodológicas de professores tendo como enfoque a questão ambiental em uma escola de Aracaju/SE. In: ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 4., 2017, Maceió. Anais eletrônicos... Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2017. Disponível em: <http://eventos.ufal.br/anais-do-iv-eecm/blog/anais-do-iv-eecm>. Acesso em: 09 jan. 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7186 |
Aparece nas coleções: | DEDI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AbordagensMetodologicasQuestaoAmbiental.pdf | 243,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.