Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7201
Document Type: | Artigo |
Title: | Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade |
Other Titles: | Riding a bicycle: contributions of a psychological study about mobility |
Authors: | Araújo, Marley Rosana Melo de Sousa, Diogo Araújo de Oliveira, Jonathan Melo de Jesus, Maísa Santos de Sá, Nelma Rezende de Santos, Párbata Araújo Côrtes dos Macedo Junior, Rodomarque Lima, Thiago Cavalcante |
Issue Date: | 2009 |
Resumo : | À medida que as cidades crescem, o trânsito transforma-se em problema urbano. Este estudo objetivou investigar as características e o comportamento de aracajuanos usuários da bicicleta, com a finalidade de discutir suas contribuições em termos de mobilidade, acessibilidade e mediação de affordances. Foram ouvidos 140 sujeitos, de ambos os sexos. A coleta foi residencial com desenho amostral de conglomerados em múltiplas etapas e técnica de entrevista estruturada. Após análise dos dados, verificou-se que usuários da bicicleta como meio de transporte encontram-se mais expostos ao tráfego e carecem de maior atenção quando do planejamento do sistema cicloviário. Usuários da bicicleta com o objetivo de lazer/esporte concentram seus passeios nas imediações de suas moradias, o que possibilita um conhecimento único das particularidades deste lugar. Conclui-se que, para que a bicicleta possa ser viabilizada como facilitadora da mobilidade urbana, é necessário direcionar investimentos para essa área, os quais se mostram relativamente baratos. |
Abstract: | As cities get bigger, traffic turns into an urban problem. This study aimed to investigate the characteristics and behavior of people who ride bicycles in Aracaju, intending to discuss bicycle contributions in terms of mobility, accessibility and affordances mediation. 140 subjects were heard, both genders, that live in Orlando Dantas neighborhood. Data was captured house-by-house, with conglomerates in multiple steps sampling draw and structured interviewing technique. After data processing and analysis, it was verified that people who use the bicycle as means of transportation are more exposed to the traffic and require more attention when planning the cycle path system. People who use it as a leisure/sport concentrate their rides around their homes, what makes possible a unique knowledge about peculiarities of the place. It was concluded that, in order to turn the bicycle into an instrument for urban mobility, investments are necessary, which are relatively cheap in this area. |
Keywords: | Psicologia do trânsito Bicicleta Mobilidade urbana Affordances Psychology of transit Urban mobility Bicycle Affordances |
ISSN: | 1413-389X |
Is part of: | Temas em Psicologia |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Sociedade Brasileira de Psicologia |
Citation: | ARAÚJO, M. R. M. de et al. Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 481-495, 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200018>. Acesso em: 15 jan. 2018. |
License: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7201 |
Appears in Collections: | DPS - Artigos de periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf | 521,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.