Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7391
Tipo de Documento: Artigo
Título: A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Andrade, Tatiana Cardoso
Santana, Ilka Thiziane Teixeira de
Carvalho, Ana Beatriz Garcia Costa
Pardo, Maria Benedita Lima
Data do documento: Jul-2004
Resumo: A Universidade tem a pesquisa como uma das atividades essenciais para o desempenho de suas funções. Poucos estudos têm abordado a formação do pesquisador segundo a visão do próprio sujeito do processo, o aluno de pós-graduação. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião de alunos de mestrado sobre seu domínio quanto às atividades de pesquisa e sobre condições necessárias para melhoria de sua formação cientifica. Foi aplicado um questionário a todos os alunos do mestrado em Física da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes avaliou positivamente seu domínio sobre etapas de realização da pesquisa. As principais melhorias sugeridas para a formação estavam relacionadas a recursos materiais (40%), ao processo de ensino-aprendizagem (20%) e a mudanças no próprio curso (20%). Tais sugestões deveriam ser analisadas pela Coordenação de Curso visando à otimização da formação do pesquisador.
Abstract: Research is one of the most important functions of the university.The education of researchers has rarely been studied from theviewpoint of the target population of the process: the graduatestudents themselves. This study aims to analyze the opinions ofmaster’s degree candidates regarding their mastery of researchmethods and the required conditions for improvement their scientificeducation. A questionnaire was applied to the students at the master’sprogram in physics at the Universidade Federal de Sergipe. The resultsreveal that most of the students evaluated positively their masteryof research methods. They also suggested steps to improve theireducation, related to material conditions (40%), the processes oflearning (20%), and the structure of the program (20%). Thesesuggestions will be analyzed by the program director, in order toimprove the education of researchers.
Palavras-chave: Formação do pesquisador
Pesquisa na pós-graduação
Etapas da pesquisa
Education of researchers
Graduate studies
Research activities
ISSN: 2358-2332
Parte de : Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)
Idioma: por
Instituição/Editora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Citação: ANDRADE, T. C. A. et al. A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 1, n. 1, jul. 2004. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23/20>. Acesso em: 15 fev. 2018.
Licença: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7391
Aparece nas coleções:DPS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormacaoPesquisaUFS.pdf77,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.