Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8306
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Educação científica em foco : concepções de professores da Rede Estadual da Bahia que atuam no Programa Ciência na Escola
Autor(es): Silva, Henrique Cardoso
Data do documento: 27-Mar-2018
Orientador: Machado, Samísia Maria Fernandes
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as concepções sobre a Educação Científica dos docentes que desenvolvem atividades de investigação científica no Programa Ciência na Escola (PCE), nas escolas estaduais de Catu, no período entre os anos de 2013 e 2016. A pesquisa consiste em um estudo de caso, de caráter qualitativo, fazendo uso da metodologia de coleta de dados adaptada, baseada na proposta de Hewson e Hewson (1988) denominada CTSI – Conception of Teaching Science Interview, através de entrevista semiestruturada. A análise de dados se deu por meio da Técnica de Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2005). Como resultados, observou-se que as compreensões foram construídas através de dez categorias emergentes: “A pesquisa como alicerce para a (re)construção do conhecimento”, “O questionamento reconstrutivo como fomento a atuação cidadã”, “A atividade de orientação enquanto atitude propulsora da atuação discente crítica”, “O professor enquanto agende de mobilização de jovens pesquisadores”, “O protagonismo como impulsor do posicionamento epistêmico dos estudantes”, “A tomada de decisões como atitude de criticidade e reflexão”, “A educação científica enquanto uma modalidade inovadora capaz de (re)significar a atuação docente e discente”, “A Educação Científica como estratégia de fomento à postura epistêmica do estudante”, “A educação científica e sua contribuição para a função social do ensino de ciência numa perspectiva cidadã” e “A educação científica como “óculos” para a superação do distanciamento entre o ensino de ciências e a cotidianidade”. Estas categorias indicam aderência aos principais teóricos que discutem a Educação Científica, não apresentando assim deformações significativas que comprometam a visão sobre esta modalidade de educação.
Abstract: The objective of this study was to analyze the conceptions about the Scientific Education of the professors that develop scientific research activities in the Science in the School Program (PCE), in the state schools of Catu, between the years of 2013 and 2016. The research consists of a qualitative case study, making use of the methodology of data collection adapted, based on the proposal of Hewson and Hewson (1988) denominated CTSI - Conception of Teaching Science Interview, through semi-structured interview. Data analysis was done through the Discursive Textual Analysis Technique (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2005). As a result, it was observed that the understandings were constructed through ten emerging categories: "Research as a foundation for the (re) construction of knowledge", "Reconstructive questioning as a fomenting citizen performance", "The activity of orientation as an attitude "The teacher as he organizes the mobilization of young researchers", "The protagonism as the impeller of the students' epistemic positioning", "Decision-making as an attitude of criticism and reflection", "Scientific education as a innovative modality capable of (re) signifying teaching and student performance "," Scientific Education as a strategy to promote the student's epistemic posture "," Scientific education and its contribution to the social function of science teaching from a citizen perspective "and "Scientific education as" glasses "for overcoming distancing and the teaching of science and everyday life. " These categories indicate adherence to the main theorists who discuss the Scientific Education, thus not presenting significant deformations that compromise the vision about this modality of education.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Professores
Educação
Programas e atividades
Concepções de professores
Educação científica
Programa Ciência na Escola
Teacher conceptions
Scientific education
Science in school program
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Henrique Cardoso. Educação científica em foco : concepções de professores da Rede Estadual da Bahia que atuam no Programa Ciência na Escola. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8306
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENRIQUE_CARDOSO_SILVA.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.