Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8717
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Aulas práticas no ensino de Biologia: análise da sua utilização em escolas no município de Lagarto/SE |
Autor(es): | Silva, Tatiane Santos Landim, Myrna Friederichs |
Data do documento: | Ago-2012 |
Resumo: | Apesar da importância das aulas práticas no processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia, estas ainda são pouco utilizadas. Este trabalho objetiva verificar a utilização de aulas práticas no ensino de biologia em escolas de Lagarto, SE. Para tanto, foram analisadas duas escolas, das redes pública e particular de ensino, e aplicados questionários aos alunos e aos professores de ciências. As respostas dos discentes evidenciaram um número muito baixo de aulas práticas, e embora os professores considerem que existe interesse e participação dos alunos neste tipo de aulas, e que com elas há maior compreensão dos assuntos abordados, afirmaram que não costumam ministrar aulas práticas. Assim, tais aulas não são privilegiadas no ensino, e ignorar essa realidade não contribui para a mudança, que deve ser iniciada ainda durante a formação de professores, bem como na estruturação física e curricular das escolas. |
Abstract: | Despite the importance of practical activities in teaching and learning of science and biology, they are still seldom used. This study aims to assess the use of practical activities in Biology teaching in schools of Lagarto, SE. Two schools were analyzed, one public and one private, where questionnaires were applied to students and science teachers. The students' responses showed a very low number of practical lessons, and although teachers find that there is interest and participation of students in such classes, and with them there is a greater understanding of the issues addressed, said they do not usually teach practical lessons. Thus, these privileged classes are not in education, and ignore this reality does not contribute to the change, which should be initiated already during the training of teachers, as well as the physical structure and curriculum of schools. |
Palavras-chave: | Aulas práticas Ensino de biologia Ensino-aprendizagem Practical activities Biology teaching Teaching and learning |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citação: | SILVA, T. S.; LANDIM, M. F. Aulas práticas no ensino de Biologia: análise da sua utilização em escolas no município de Lagarto/SE. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_06/PDF/5.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8717 |
Aparece nas coleções: | DBI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AulasPraticasEnsinoBiologia.pdf | 169,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.