Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8867
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Ambientalização do currículo no ensino fundamental em ilha das flores/ se: novos olhares para a implementação da disciplina educação ambiental. |
Autor(es): | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira Cruz, Kelly Francielly Barbosa da |
Data do documento: | Set-2016 |
Resumo: | O presente estudo pretende desvelar as motivações que ocasionaram a implementação da disciplina Educação Ambiental (EA) como componente obrigatório no currículo das escolas municipais de Ilha das Flores/SE. Baseando-se na premissa de que a instituição escolar é um local privilegiado para que a EA se estabeleça de forma contínua e permanente, trazemos reflexões a respeito da institucionalização da EA, apresentando as recomendações para a prática pedagógica com respaldo teórico nas diretrizes legais que regem tal temática, parâmetros e documentos oficiais que tratam da abordagem da EA na Educação Formal. A experiência vivida proporcionou refletir sobre novas estratégias para a inserção da EA na educação básica, e como a disciplina poderia contribuir na formação de indivíduos críticos, ativos e participativos diante da realidade local. |
Abstract: | This study attempts to unveil the motivations that led to the implementation of environmental education course (EA) as a mandatory component in the curriculum of public schools in Flores Island / SE. If based on the premise que a school institution and privileged for what EA is established Continuous and permanently , we bring Reflections Regarding the institutionalization of EA, we bring reflections on the institutionalization of EA , with recommendations for teaching practice with theoretical support in the legal guidelines governing such issue , parameters and official documents dealing with the EA approach in formal education. The lived experience provided reflect on new strategies for the inclusion of EA in basic education, and how the discipline could contribute to the formation of critical individuals , active and participative on the local reality. |
Palavras-chave: | Currículo ambientalizado Disciplinarização Educação ambiental Disciplining Environmental education |
ISSN: | 1982-3657 |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citação: | NEPOMUCENO, A. L. de O. CRUZ, K. F. B. da. Ambientalização do currículo no Ensino Fundamental em Ilha da Flores/SE: novos olhares para a implementação da disciplina Educação Ambiental. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL 'EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE', 10., 2016, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão, SE: Universidade Federal de Sergipe, 2016. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2016/ambientalizacao_do_curriculo_no_ensino_fundamental_em_ilha_das_fl.pdf> Acesso em: 6 set. 2018. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8867 |
Aparece nas coleções: | DBI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AmbientalizacaoCurriculoEnsinoFundamental.pdf | 273,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.