Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8985
Tipo de Documento: | Anais completos de Eventos |
Título: | IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 20 - Educação e ensino de matemática, ciências exatas e ciências da natureza |
Título(s) alternativo(s): | Alan Marcos Silva de Rezende - Cálculo I: dificuldades de aprendizagem no entendimento de alunos da licenciatura em matemática (UFS) Aldeci dos Santos - Investigação da prática pedagógica dos professores de ciências de 5ª série em escolas do Município DE Barra dos Coqueiros-SE, quanto à abordagem do tema “manguezal” Alex Ribeiro de Souza - A utilização de jogos didáticos na visão dos professores de matemática na educação de jovens e adultos Alex Ribeiro de Souza - Programa mais educação: jogos e materiais manipulativos no ensino da matemática Alex Ribeiro de Souza - A matemática da gastronomia: a visão dos professores e alunos sobre a relação interdisciplinar Aline da Paixão Oliveira - Análise de um livro de cálculo I: alguns conteúdos matemáticos Alixandre Marques Cruz - Uma avaliação sobre a primeira experiência docente como bolsistas do PIBID DMA/UFS Amanda dos Santos Doria - Vivências do estágio supervisionado no ensino de ciências: refletindo sobre a formação inicial de professores Amanda Lima Cunha - O uso da experimentação no ensino de química – com ênfase nas questões ambientais Amanda Lima Cunha - O ensino de química aliado a práticas envolvendo o cotidiano do discente Ana Cacia Santos - Ensino de física moderna: perspectivas e desafios sob o olhar de alguns professores de física do ensino médio Andre Luiz Araujo Cunha - Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov para o ensino-aprendizagem da estatística André Ricardo Lucas Vieira - Mapas conceituais como tecnologia potencializadora de aprendizagem significativa na educação básica Anielly Ildefonso Santos Lopes - Projeto arraiá da matemática: utilizando o lúdico como ferramenta construtiva para motivação dos alunos na aprendizagem da matemática Antonio Hamilton dos Santos - Temas geradores no ensino de química: concepções de educadores e educandos de escolas da rede estadual de ensino básico de Sergipe Aparecida Ferreira Silva - Argumentos utilizados no ensino da "divisão de frações" Carloney Alves de Oliveira - Histórias em quadrinhos e o ensino de matemática: possibilidades pedagógicas na formação do pedagogo Carlos Bruno Alves de Oliveira - A importância das situações-problema no desenvolvimento de atividades investigativas no ensino de ciências Cláudia Iris Grigorio Lopes - Aplicação de simuladores como ferramenta de contextualização no ensino de química: experiência computacional para solução química Claudio Jorge Lopes dos Santos - Uso de paradidáticos e jogos lúdicos para o processo de ensino-aprendizagem de matemática aplicado na educação básica do estado de Alagoas Cristiane de Castro Laranjeira Rocha - A aula de campo e suas contribuições no ensino de ciências Daiane de Santana Santos - Avaliação e reflexões da intervenção dos bolsistas do PIBID em uma escola da rede pública de ensino de Aracaju Daniel Brandão Menezes - A sequência Fedathi e o uso de dobraduras: recurso pedagógico no ensino da geometria plana Daniela Barbosa Cavalcante - Tema transversal orientação sexual no livro didático de ciências no ensino fundamental no município de Junqueiro – AL Danielle Barbosa Bezerra - Fanzines nas aulas de ciências: uma experiência de ensino na educação de jovens e adultos Davi Antonio Rodrigues Fraga - Argumentações de professores sobre a representação gráfica das funções afins Débora Guimarães Cruz Santos - Argumentação no ensino fundamental: uma análise a partir dos livros didáticos do 5º ano Denize da Silva Souza - O conceito da argumentação articulado à praxeologia sobre a operação aditiva em um livro didático de matemática do 6° ano Edlene Cavalcanti Santos - Um estudo comparativo em processos cognitivo e didático na formação de professores com números inteiros relativos Elaine Cristine do Amarante Matos - O bioma caatinga em livros didáticos de ciências Eliana Almeida Reis Rocha - Influências do grupo bourbaki na modernização do ensino de matemática e a sua consequência em Vitória da Conquista – BA (1960-1970) Elizabete Alves da Silva Viana - O ensino da trigonometria em escolas públicas de Aracaju - SE Erica Costa Alves - Contribuições do ensino de ciências para a formação da ética animal Erika de Sousa Santos - O uso do origami na compreensão da geometria Franckline Juliana Alves de Jesus - Uma investigação sobre erros cometidos por alunos do 7º ano de escolas da rede municipal de Aracaju/SE ao resolver problemas envolvendo equações do 1º grau Franckline Juliana Alves de Jesus - Um estudo sobre estratégias adotadas por alunos do 7º ano para resolver problemas envolvendo equações do 1º grau (Aracaju/SE) Fred Frankson Vieira Dantas - Trabalhando o lúdico como plano de aula no ensino da matemática: uma experiência motivacional Genisson Barbosa Teixeira - Feira de ciências: uma ação do PIBID no desenvolvimento de aspectos socioambientais por meio da experimentação Georgiane Amorim Silva - Compreensão relacional e compreensão instrumental em termos globais Geverson de Jesus Moura - O geogebra: uma ferramenta no processo de aprendizagem de funções afins Hélio José Santos Maia - A educação científica nos tempos da biotécnica Hélio José Santos Maia - construindo um modelo de educação científica para um país: reflexões sobre ensino de ciências em timor-leste com a necessidade de enfoque CTS Hugo Márcio Rodrigues de Almeida - Ensino, aprendizagem e dificuldades em matemática: um processo histórico Humberto Gomes da Silva Neto - Meio ambiente em livros de química do ensino médio: breve desvelar da relação sociedade e natureza Humberto Gomes da Silva Neto - Conectando o conhecimento teórico e prático por meio de um projeto de experimentação pedagógica Igor Márcio do Nascimento Azevedo - A sequência Fedathi como metodologia aplicada ao ensino do conceito do teorema de Pitágoras aos discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará Ismael de Almeida - O ensino de ciências e a experimentação: uma discussão bibliográfica Jaime Rodrigues da Silva - Contextualização, experimentação e a pesquisa na web para despertar o interesse pelo estudo das reações químicas Jamison Luiz Barros Santos - Alto índice de reprovação em matemática nos 6º anos do ensino fundamental na Escola Municipal Pe. José Thomás de Aquino Menezes Janayna Bispo Santana - Estratégias adotadas pelos alunos do 7° ano da grande Aracaju na resolução de problemas matemáticos com e sem o uso de materiais manipuláveis Jefferson dos Santos Ferreira - Da prática ao estágio supervisionado: o caso da licenciatura em matemática da UFS (1972-2009) Jessica Cravo Santos - O ensino de aritmética nos programas escolares e livros didáticos do ensino primário durante a década de 1930 Joana Kelly Souza dos Santos - A importância do PIBID para a formação inicial de professores de matemática Joesio Barbosa Monteiro - A educação escolar no contexto inovador das práticas pedagógicas interdisciplinares com mobile learning Josefa Dielle Nunes da Silva - O entendimento de alunos do 7º ano de escolas da rede municipal de Aracaju/SE sobre o que é um problema matemático Kalina Lígia de Lima Gomes - Vivências e reflexões sobre materiais manipulativos nas aulas de matemática do ensino fundamental Kamilla Ventura da Silva - Metodologias para o ensino de ciências, conforme as percepções de docentes da escola básica Karine Garcia Matos - A contextualização e a interdisciplinaridade nas questões de química do exame nacional do ensino médio Karine Socorro Pugas da Silva - Modelagem para o ensino da matemática com o suporte das tecnologias educacionais Katia Henn Gil - A licenciatura em matemática prepara o professor para ensinar álgebra? Katiane Cavalcante de Miranda - Contribuições do PIBID à formação matemática de licenciandas em pedagogia Laís de Jesus Carvalho - O método científico na visão de graduandos em ciências biológicas - licenciatura da Universidade Federal de Sergipe/campus São Cristóvão Laurinda Graciele Alves Feitosa - A atuação dos bolsistas do PIBID-matemática/UFS em escolas da rede estadual: sob a perspectiva dos alunos Lenildo Bezerra da Silva - O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: tecendo reflexões Licya Suyane Rodrgues Alves - Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas com o geogebra . Lidianne Maria da Silva - A metacognição no ensino de ciências: uma proposta para graduandos de pedagogia Lidiany Bezerra Silva de Azevêdo - Vivências pedagógicas e conhecimentos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental Lucas Nelson da Silva - Jogos lúdicos no ensino de química: uma reflexão sobre seu uso no ensino médio nas escolas públicas de Arapiraca - Alagoas. Luzia Cristina de Melo Santos Galvão - A influência do lúdico nas aulas de ciências segundo as concepções de alunos do 6º ano de uma escola no município de São Cristovão Maiara Fernanda Souza Pinto - Uso de aplicativos educacionais para o ensino de química Marcela Santos de Almeida - O estágio supervisionado de ciências: observações de estagiários sobre a prática docente Marcos Mendonça Lemos - O ensino de química: um compromisso com a cidadania. Maria Elane Mendonça Santos - Currículo intencional: tecendo relações entre CTS e história da ciência Maria José Guimarães Vieira - Educação de jovens e adultos: ensino de matemática através de projetos Maria José Houly Almeida de Oliveira - A iniciação científica na formação de professores de química: a experiência da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) Maria Patricia Felix - O ensino da matemática nos anos inciais do ensino fundamental: as contribuições de Lev Vygotsky Maricleide Pereira de Lima Mendes - O uso da argumentação e a contribuição da etnoquímica para o ensino e a aprendizagem de química Mirelly Laiane de Araújo Barbosa - Ensino de química por investigação: uma proposta para estudantes do ensino médio Rafaela Cristina da Silva Santos - O ensino de cinética química por meio de atividade experimental utilizando vitamina C Rejane de Oliveira Alves - Inéditos-viáveis constituídos na práxis de professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos Robson Fagner Ramos de Araujo - Reflexos da formação dos professores de química na inserção da história da química em sala de aula: uma análise a partir da descoberta do composto benzeno Robson Raabi do Nascimento - Concepções alternativas de ciência e tecnologia presentes nas franquias cinematográficas. Rodrigo Baldow - Debatendo a gravitação universal a partir de uma peça teatral dentro do universo do Sítio do Picapau Amarelo Rodrigo Bozi Ferrete - Etnomatemática e educação ambiental a partir de Paulo Freire Romário Lima Santos - Instrução por colegas: uma experiência no PIBID Rozimeire Soares de Oliveira Porto - O ensino de matemática na educação infantil: números e formas geométricas mediadas por brincadeiras e jogos pedagógicos Rozimeire Soares de Oliveira Porto - Aprimorando os saberes matemáticos: projeto de extensão fundamentos básicos para o ensino da matemática Rúbia Araújo Pessoa de Albuquerque - Dificuldades na visualização do conceito de progressão aritmética a partir de representações geométricas construídas no software Superlogo Sebastiana Érica Cruz Santana - Aulas práticas no ensino de botânica: relato de uma experiência no contexto do PIBID em uma escola da rede estadual em Aracaju, SE Shirleyde Dias do Nascimento - Perspectivas didáticas atuais para a matemática no ensino médio Simone Moura Queiroz - Aula de matemática financeira utilizando a AVA como recurso metodológico Simone Moura Queiroz - Cartografando o devir de cinco licenciandos de matemática Simone Silva da Fonseca - Os saberes elementares geométricos no ensino primário entre Sergipe e São Paulo (1911-1930) Simone Silva da Fonseca - A implantação do laboratório itinerante para o ensino e aprendizagem de matemática na UNEB/Campus Barreiras Suzana Gama dos Santos Melo - Uma sequencia didática para identificar dificuldades na interpretação de enunciados da aritmética em uma turma de sexto ano do ensino fundamental Tainan Amorim Satana - As relações ciência-tecnologia-sociedade nos textos complementares dos livros de ciências Tainan Amorim Satana - Tendências de pesquisa em ensino de ciências presentes nas publicações da semana de biologia de Itabaiana/SE Tatiane Hilário de Lira - formação continuada para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais: reflexões de uma experiência Thaillan Souza Santos - O uso de jogos no ensino da matemática como facilitador no ato de ensinar/aprender Thaillan Souza Santos - O uso de jogos no ensino da matemática como facilitador no ato de ensinar/aprender Thaillan Souza Santos - Abordagem de operações com números racionais por meio do jogo varal dos racionais Thatiana Monteiro Silva - O smartphone no ensino de química: análise da prática pedagógica dos professores da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, Arapiraca - AL Thisciane Ismerim Silva Santos - Estratégias didáticas no ensino de ecologia: um estado da arte com base em teses, dissertações e artigos científicos (2005 -2015) Tiago de Jesus Souza - O uso do computador na escola: um olhar crítico para a utilização do geogebra Uilde de Santana Menezes - O porquê do ensina de matemática nas séries iniciais, algumas considerações Valéria Godoi do Nascimento - Educação ambiental e sustentabilidade no semiárido Veronica de Oliveira Siqueira - Conservação de alimentos: um tema estruturante para o ensino de cinética química – uma vivência do estágio supervisionado Vivia de Jesus Santos - Importância de inter-relacionar álgebra e geometria no ensino da classificação de sistemas de equações lineares 3x3 (três equações e três incógnitas) Wardelane Holanda da Silva - O que sabem os pedagogos sobre os sistemas de numeração? Wellington Alves de Araújo - O geogebra na análise do crescimento e decrescimento de uma função afim Weverton Santos de Jesus - A seca no alto sertão sergipano: um tema gerador para o ensino de química Wilma Fernandes Rocha - Saberes elementares aritméticos para o ensino primário em Sergipe a partir dos programas de ensino (1912-1944) |
Data do documento: | Set-2015 |
Palavras-chave: | Educação Ensino de matemática Ensino de ciências |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citação: | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 9., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2015. Disponível em: <http://educonse.com.br/ixcoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 20 set. 2018. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8985 |
Aparece nas coleções: | Anais 2015 - IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.