Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9299
Tipo de Documento: Monografia
Título: A literatura infantil como recurso de formação do leitor sob a perspectiva dos valores éticos : análise das atividades desenvolvidas na biblioteca pública infantil de Sergipe
Autor(es): Santos, Rafaela Felix dos
Data do documento: 12-Out-2018
Orientador: Aguiar, Niliane Cunha de
Resumo: A pesquisa discorre sobre a importância do desenvolvimento da literatura infantil com base nas atividades desenvolvidas pela Biblioteca Pública Infantil de Sergipe e análise dos valores éticos trabalhados dentro da biblioteca. Nesse sentido investigou-se o conceito dos valores éticos e da literatura infantil, a fim de evidenciar se as atividades e ações desenvolvidas pela Biblioteca Pública Infantil de Sergipe conseguem por meio da leitura e da literatura infantil, transmitem para as crianças valores éticos. A biblioteca pública tem um papel social relevante não só viabilizar o acesso à informação, mas também promover a formação de leitores e cidadãos cientes do seu potencial transformador. A pesquisa objetiva evidenciar as características de bons projetos desenvolvidos e aplicados na Biblioteca Infantil para um bom desempenho informacional e analisar seu espaço, levando em conta seus recursos. Uma biblioteca com seus procedimentos formais pode ser um facilitador nas atividades desenvolvidas com a interação de usuários como parte dinamizadora, por meio do desenvolvimento das atividades como: a hora do conto, dramatização, oficinas, teatro de fantoches, encontro com escritores, dentre outras. A promoção da leitura e a preservação dos valores éticos entre as crianças, o que se pretende é a formação do leitor e um grande pesquisador no futuro. Acredita-se, assim, que desde a infância as bibliotecas infantis se empenharam em trabalhar a importância dos valores éticos, dos livros, da informação da comunicação e do conhecimento. A biblioteca como fonte primordial de informação, o usuário/leitor terá chance maiores de ser ávido leitor e com maiores contribuições para desenvolver-se com um senso critico e apurado e possuirá ainda melhores condições de agir em favor da sociedade
Abstract: The research discusses the importance of developing children's literature based on the activities developed by the Sergipe Children's Public Library and analyzing the ethical values worked within the library. In this sense, the concept of ethical values and children's literature was investigated in order to show if the activities and actions developed by the Sergipe Children's Public Library achieve through reading and children's literature, they transmit ethical values to children. The public library has a relevant social role not only to enable access to information, but also to promote the formation of readers and citizens aware of its transformative potential. The research aims to highlight the characteristics of good projects developed and applied in the Children's Library for a good informational performance and to analyze its space, taking into account its resources. A library with its formal procedures can be a facilitator in the activities developed with the interaction of users as a dynamizing part, through the development of activities such as story time, dramatization, workshops, puppet theater, meeting with writers, among others. The promotion of reading and the preservation of ethical values among children, what is intended is the formation of the reader and a great researcher in the future. It is believed, therefore, that since childhood, children's libraries have been committed to working on the importance of ethical values, books, communication information and knowledge. The library as a primary source of information, the user / reader will have greater chance of being avid reader and with greater contributions to develop with a critical and accurate sense and will have even better conditions to act in favor of society
Palavras-chave: Ciência da informação
Ensino de ciência da informação
Biblioteca infantil
Formação do leitor
Literatura infantil
Children's library
Formation of the reader
Children's literature
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
Citação: Santos, Rafaela Felix dos. A literatura infantil como recurso de formação do leitor sob a perspectiva dos valores éticos : análise das atividades desenvolvidas na biblioteca pública infantil de Sergipe. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências e Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9299
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela_Felix_Santos.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.