Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9596
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | O gosto pela poesia : a sondagem como um instrumento |
Autor(es): | Oliveira, Larissa do Nascimento |
Data do documento: | 29-Abr-2016 |
Orientador: | Ramalho, Christina Bielinski |
Resumo: | Baseado em estudos feitos durante dois anos sobre como a poesia brasileira é trabalhada em salas de aula, tanto das escolas, como da UFS, o presente trabalho dimensiona a importância e o valor do teste de sondagem como forma inicial de incrementar o gosto pela poesia. Para ficarmos cientes da situação em que se encontra o ensino de poesia nas nossas escolas e no nosso curso, serão discutidos os principais motivos que levam ao iletrismo lírico no nosso país (GENS, 2010; CEREJA, 2005; MARIS, 2012), e quais as formas de mudar essa realidade, baseando-se em propostas de trabalho que servem para instruir professores de Língua Portuguesa e Literatura a enfatizarem, em suas aulas, os conteúdos de literatura, mais especificamente do lirismo brasileiro, de maneira dinâmica e ao mesmo tempo eficaz, tanto para alunos do ensino fundamental maior, como do ensino superior. No mais, esse trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados de um teste de sondagem aplicado numa turma de 3º período do curso de Letras da UFS campus Professor Alberto Carvalho, para termos em mente e em números qual o nível de dificuldade desses alunos em relação ao gênero lírico e a poesia no Brasil. Para a elaboração desse teste tivemos, eu e minha orientadora Christina Ramalho, como principais embasamentos teóricos, as obras Forma e sentido do texto literário, de Salvatore D’Onofrio, Teoria Literária, de Hênio Tavares, e Uma História da Poesia Brasileira, de Alexei Bueno. Ao final, ver-se-á como o uso da sondagem permite que o docente entre em contato com as reais dificuldades dos discentes tanto em relação a aspectos teóricos relacionados ao gênero lírico como à própria tradição lírica brasileira. |
Abstract: | Based in two-year-long studies about how the Brazilian poetry is addressed in both schools and UFS classrooms, the present work scales the importance and value of using the survey test as an initial tool for increasing the interest for poetry. In order for us to be aware of the situation in which poetry teaching is found in our schools and in our course, the main reasons that lead to lyrical illiteracy in our country GENS, 2010; CEREJA, 2005; MARIS, 2012) and how to change this reality are discussed based in work proposals that are meant to instruct Portuguese and Literature teachers to emphasize, in their classes, the literature contents, more specifically of Brazilian lyricism, in dynamic and yet effective ways, both to elementary and college students. Moreover, this work’s main objective is introducing the results of a survey test applied in a 3rd semester class of the Letters course of the UFS campus Professor Alberto Carvalho, in order for us to have in mind and in numbers what difficulty level these students have towards the lyrical genre and poetry in Brazil. For the elaboration of this test we had, me and my supervisor Christina Ramalho, as main theoretical references, the works Forma e sentido do texto literário by Salvatore D’Onófrio, Teoria Literária, by Hênio Tavares and Uma História da Poesia Brasileira by Alexei Bueno. Finally, we see how the use of the survey allows the teacher to recognise the real difficulties the students face concerning both theoretical aspects related to the lyrical genre and the Brazilian lyrical tradition itself. |
Palavras-chave: | Letramento lírico Teste de sondagem Poesia brasileira Qualidade na educação Ensino superior Lyrical literacy Survey test Brazilian poetry |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial |
Citação: | OLIVEIRA, Larissa do Nascimento. O gosto pela poesia : a sondagem como um instrumento. 2016. 47 f. (Graduação em Letras ) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9596 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa_Nascimento_Oliveira.pdf | 495,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.