Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9632
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Estudando longe de museus de história natural : efeito dos modelos 3D na aprendizagem e motivação |
Autor(es): | Castro, Katleen Mahra da Silva Alcântara |
Data do documento: | 20-Abr-2018 |
Orientador: | Martinez, Pablo Ariel |
Resumo: | Os museus de história natural são centrais na aprendizagem e motivação dos jovens pelo universo científico. Estas instituições representam parte da biodiversidade existente na natureza quanto daquelas já extinta. Neste sentido, o uso destes espaços tornam-se essências para o ensino de ciência. Contudo, as ausências de Museus de História Natural em países em desenvolvimento dificultam o processo de educação, pois essas nações apresentam outras demandas sócias que não permitem a criação destas instituições. Assim, os Museus de História Natural estão centrados principalmente em países desenvolvidos. Com o avanço tecnológico, novas ferramentas têm surgido para auxiliar na construção de modelos 3D virtuais a partir de imagens 2D. Estes modelos oferecem vantagem quando comparado a estruturas bidimensional devido sua maior capacidade de manipulação além de permitir observar as estruturas em diversos ângulos. Neste contexto, este estudo tem como objetivo compreender como o uso de modelos tridimensionais auxilia na motivação pela ciência e no aprendizado de zoologia. Assim, foram testadas duas hipóteses neste trabalho: hipóteses da motivação, onde se espera que o uso de modelos 3D aumente a motivação dos estudantes pela ciência e a hipótese do aprendizado, onde os modelos 3D contribuirão para um aumento do conhecimento dos alunos da mesma forma que aqueles que possuem acesso a coleções biológicas. Este estudo contou com três grupos: (i) grupo do controle (N=22), onde esses participantes tiverem apenas aulas no formato tradicional; (ii) grupo da Prática (N=22), onde esses participantes tiveram tanto aulas no formato tradicional quanto aula prática com material biológico; (iii) grupo do Modelo 3D (N=23), esse grupo teve tanto a aula expositiva quanto aulas práticas com modelos 3D de anfíbios. Para testar nossas duas hipóteses foram utilizados questionários pré e pós, antes das instruções do conteúdo e após as ministrações das aulas respectivamente. Posteriormente foi realizado um ANOVA-TWO WAY para analisar se as respostas diferenciam entre os grupos de estudo. Os resultados mostraram que não houve efeito dos modelos 3D sobre a motivação dos estudantes, onde todos os grupos apresentaram uma motivação equivalente após as aulas. Estes resultados sugerem que a ausência de diferença entre os grupos em relação à motivação foi devido ao curto tempo dedicado ao uso desta ferramenta. No entanto, verificou-se que os grupos do Modelo 3D e Prática tiveram um aumento significativo na aprendizagem em comparação ao grupo Controle. Assim, nosso estudo demonstra a importância dos modelos 3D no ensino de zoologia, principalmente em instituições distantes das grandes coleções biológicas |
Palavras-chave: | Biologia Ensino de biologia Anfíbios Coleções biológicas Ensino Países em desenvolvimento Zoologia Museu de História Natural |
área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Castro, Katleen Mahra da Silva Alcântara. Estudando longe de museus de história natural : efeito dos modelos 3D na aprendizagem e motivação. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9632 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kathleen_Mahra_Silva_Alcantara_Castro.pdf | 793,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.