Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9890
Tipo de Documento: Monografia
Título: Análise do site sergipano explicaê : o uso de novas mídias no ensino de história
Autor(es): Melo, Ana Dulce Souza de
Data do documento: 27-Nov-2018
Orientador: Antônio, Edna Maria Matos
Resumo: Desde seu surgimento no século XX, a internet tem se constituído um fenômeno cada vez mais presente e poderoso. O Ciberespaço tornou-se o espaço no qual novos tipos de relações entre pessoas e objetos são construídos. Nessas interações, a relação com a Educação gerou novas demandas e, também, novas possibilidades, especialmente a partir das mídias digitais. Dessa forma, o ensino de história se depara com a necessidade de pensar modelos educacionais que se relacionem com o digital. Um desses modelos é o ensino online, encabeçado principalmente por canais em plataformas, websites e redes sociais. Propomos, nesta análise, apresentar e discutir a proposta do portal sergipano Explicaê e o seu modelo de ensino, inserindo-o nos debates acerca da interação entre mídias digitais e ensino de história. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica e analisamos dados disponibilizados nos canais do Explicaê, principalmente em vídeo e texto. Embasados nos estudos de Werhmuller e Silveira, Fonseca, Marón e outros, buscamos compreender o processo e a relação ensino-aprendizagem por meio do Explicaê e discutir a necessidade de aperfeiçoamento e consolidação do modelo de ensino online
Abstract: Since its emergence in 20th century, internet has been an increasingly present and powerful phenomenon. Cyberspace became the place where new relations between people and objects are built. Within these interactions, the relation with Education created new demands, and also new possibilities, especially as from digital media. In this way, history teaching come across the needing of thinking educational models that relate to the digital. One of these models is the online teaching, conducted by channels in platforms, websites and social networks. We object, in this analysis, to present and discuss the proposal and teaching model of the Explicaê, inserted in the debates about the interaction between social media and history teaching. To do so, we conducted a bibliographical research and analyzed data available in Explicaê channals, especially in video and text. Based in the studies of Werhmuller e Silveira, Fonseca, Marón and others, we seek to comprehend the process and the teaching-learning relation through Explicaê and to discuss the needing of improvement and consolidation of the online teaching model
Palavras-chave: História
Ensino de história
Mídias digitais
Ensino online
Site explicaê
Digital media
Online teaching
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citação: Melo, Ana Dulce Souza de. Análise do site sergipano explicaê : o uso de novas mídias no ensino de história. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9890
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Dulce_Souza_Melo.pdf245,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.