Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9997
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Negritude silenciada nos materiais didáticos e o racismo que persiste
Autor(es): Santana, Thais São Pedro de
Matos, Doris Cristina da Silva
Data do documento: 2016
Resumo: Esta pesquisa é fruto do curso de Pós-graduação em Análise e Elaboração de Material Didático da Universidade Federal de Sergipe e busca traçar aspectos sobre construções de identidades sociais, em particular a temática da raça na elaboração de materiais didáticos. Neste trabalho analisamos a criação de unidades didáticas elaboradas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a importância de abordar as diversas identidades no ambiente escolar, enfatizando a realidade de silenciamento que persiste nos materiais, no tocante às questões de negritude. Essa pesquisa foi realizada através de análise qualitativa e baseada nos pilares da linguística aplicada e, para seu desenvolvimento nos baseamos nos documentos que regem a educação brasileira e em teóricos como: Ferreira (2012; 2014), Matos (2014), Mendes (2008), Moita Lopes (2003; 2006), Silva (2012). Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade de discutir como os materiais didáticos influenciam na formação e construção identitária dos alunos, promovendo reflexões no contexto escolar que permitam construir uma sociedade baseada no respeito à diversidade, não somente linguística, mas cultural e identitária.
Palavras-chave: Identidade
Material didático
Racismo
Raça
Língua estrangeira
Ensino de língua estrangeira
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Idioma: por
Instituição/Editora: LINC/UFS
Citação: SANTANA, T. S. P. de; MATOS, D. C. da S. Negritude silenciada nos materiais didáticos e o racismo que persiste. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 212-222.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9997
Aparece nas coleções:III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NegritudeSilenciadaMateriaisDidaticos.pdf83,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.