Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9997
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Negritude silenciada nos materiais didáticos e o racismo que persiste |
Autor(es): | Santana, Thais São Pedro de Matos, Doris Cristina da Silva |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | Esta pesquisa é fruto do curso de Pós-graduação em Análise e Elaboração de Material Didático da Universidade Federal de Sergipe e busca traçar aspectos sobre construções de identidades sociais, em particular a temática da raça na elaboração de materiais didáticos. Neste trabalho analisamos a criação de unidades didáticas elaboradas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a importância de abordar as diversas identidades no ambiente escolar, enfatizando a realidade de silenciamento que persiste nos materiais, no tocante às questões de negritude. Essa pesquisa foi realizada através de análise qualitativa e baseada nos pilares da linguística aplicada e, para seu desenvolvimento nos baseamos nos documentos que regem a educação brasileira e em teóricos como: Ferreira (2012; 2014), Matos (2014), Mendes (2008), Moita Lopes (2003; 2006), Silva (2012). Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade de discutir como os materiais didáticos influenciam na formação e construção identitária dos alunos, promovendo reflexões no contexto escolar que permitam construir uma sociedade baseada no respeito à diversidade, não somente linguística, mas cultural e identitária. |
Palavras-chave: | Identidade Material didático Racismo Raça Língua estrangeira Ensino de língua estrangeira |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016 |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | LINC/UFS |
Citação: | SANTANA, T. S. P. de; MATOS, D. C. da S. Negritude silenciada nos materiais didáticos e o racismo que persiste. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 212-222. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9997 |
Aparece nas coleções: | III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NegritudeSilenciadaMateriaisDidaticos.pdf | 83,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.