Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12882
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título : | Leitura literária : estratégia para formar leitores de folhetos de cordel |
Autor : | Costa, Josivânia da Silva Santos |
Fecha de publicación : | 2018 |
Director(a): | Santos, Jeane de Cássia Nascimento |
Resumen: | Apresentamos o Caderno de leitura literária: “Leitura literária: estratégia para formar leitores de folhetos de cordel”. Este caderno, que se constitui de uma proposta pedagógica para o trabalho com literatura literária de cordel aplicado em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II, é resultado do meu Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do título de mestre, do PROFLETRAS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus de Itabaiana/SE. O trabalho fundamenta-se em uma prática de leitura subjetiva, permeada por aspectos da cultura popular e do humor expressos na esperteza e na malandragem da personagem João Grilo, do cordel Proezas de João Grilo, de João Ferreira Lima. Nele constam o texto Proezas de João Grilo; considerações sobre o cordel; leitura; trabalho com a linguagem informal, outros aspectos da linguagem; interpretação e produção textual; questões referentes ao humor e outros recursos do texto poético. Com o intuito de melhor esquematizar o nosso trabalho, seguimos a Sequência básica do letramento literário de Cosson (2014), distribuída em 4 etapas: motivação; introdução, leitura e interpretação. Pensando também na necessidade de acompanhar a nossa prática pedagógica, adotamos a pesquisa-ação de (THIOLLENT, 2002), em que o pesquisador faz acompanhamento e avaliações dos fatos apresentados, buscando resolução do problema ou da ampliação do conhecimento sobre a existência do problema, Desse modo, acreditamos contribuir com a prática docente a partir de abordagens que levem à apropriação e à ressignificação do texto por parte do discente inserido na cultura popular, em um processo que constitui o chamado “texto do leitor”, conforme assinala Anne Rouxel. |
Palabras clave : | Literatura de cordel Leitura literária Humor Leitura Compreensão na leitura Humorismo brasileiro |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma : | por |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12882 |
Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSIVÂNIA_SILVA_SANTOS_COSTA-Cadernopedagógico.pdf | 945,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.