Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12882| Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
| Título: | Leitura literária : estratégia para formar leitores de folhetos de cordel |
| Autor(es): | Costa, Josivânia da Silva Santos |
| Data do documento: | 2018 |
| Orientador: | Santos, Jeane de Cássia Nascimento |
| Resumo: | Apresentamos o Caderno de leitura literária: “Leitura literária: estratégia para formar leitores de folhetos de cordel”. Este caderno, que se constitui de uma proposta pedagógica para o trabalho com literatura literária de cordel aplicado em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II, é resultado do meu Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do título de mestre, do PROFLETRAS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus de Itabaiana/SE. O trabalho fundamenta-se em uma prática de leitura subjetiva, permeada por aspectos da cultura popular e do humor expressos na esperteza e na malandragem da personagem João Grilo, do cordel Proezas de João Grilo, de João Ferreira Lima. Nele constam o texto Proezas de João Grilo; considerações sobre o cordel; leitura; trabalho com a linguagem informal, outros aspectos da linguagem; interpretação e produção textual; questões referentes ao humor e outros recursos do texto poético. Com o intuito de melhor esquematizar o nosso trabalho, seguimos a Sequência básica do letramento literário de Cosson (2014), distribuída em 4 etapas: motivação; introdução, leitura e interpretação. Pensando também na necessidade de acompanhar a nossa prática pedagógica, adotamos a pesquisa-ação de (THIOLLENT, 2002), em que o pesquisador faz acompanhamento e avaliações dos fatos apresentados, buscando resolução do problema ou da ampliação do conhecimento sobre a existência do problema, Desse modo, acreditamos contribuir com a prática docente a partir de abordagens que levem à apropriação e à ressignificação do texto por parte do discente inserido na cultura popular, em um processo que constitui o chamado “texto do leitor”, conforme assinala Anne Rouxel. |
| Palavras-chave: | Literatura de cordel Leitura literária Humor Leitura Compreensão na leitura Humorismo brasileiro |
| área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | UFS |
| Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
| URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12882 |
| Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JOSIVÂNIA_SILVA_SANTOS_COSTA-Cadernopedagógico.pdf | 945,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
