Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15046
Document Type: Outro
Title: Sequência didática utilizando protótipo de circuito elétrico de iluminação residencial para o ensino de associação de resistores (Produto educacional)
Authors: Silva, Artur Bezerra da
Issue Date: 2020
Advisor: Ribeiro, Tiago Nery
Resumo : Caro professor, acerca daquilo que vislumbramos em sala de aula, buscamos elaborar um produto educacional que promova um processo de ensino e aprendizagem próximo a vivência do aluno na contribuição para uma aprendizagem significativa, com estratégias na construção de uma visão científica por meio de atividades que tenham o potencial de considerar o mundo em que os jovens estejam inseridos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio - PCN+, mostram a necessidade de ensinar física no sentido mais amplo de uma formação desejada. "E esse sentido emerge na medida em que o conhecimento de física deixa de constituir um objetivo em si mesmo, mas passa a ser compreendido como um instrumento para a compreensão do mundo. Não se trata de apresentar ao jovem a física para que ele simplesmente seja informado de sua existência, mas para que esse conhecimento se transforme em uma ferramenta a mais em suas formas de pensar e agir" (BRASIL, 2002, p.58). Assim, a realização de experimento que envolva o cotidiano do aluno torna-se importante pois atribui ao conhecimento um significado no momento da sua aprendizagem, além de oferecer o potencial de se desenvolver competências para lidar com as situações do seu cotidiano. “É dessa forma que se pode garantir a construção do conhecimento pelo próprio aluno, desenvolvendo sua curiosidade e o hábito de sempre indagar, evitando a aquisição do conhecimento científico como uma verdade estabelecida e inquestionável” (BRASIL, 2002, p.81).
Keywords: Ensino de física
Aprendizagem significativa
Experimentação
Associação de resistores
Sequencia didática
Produto educacional
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Is part of: Sequência didática utilizando protótipo de circuito elétrico de iluminação residencial para o ensino de associação de resistores
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15046
Appears in Collections:Física (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTUR_BEZERRA_SILVA-Prod_Educacional.pdf3,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.