Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15046
Tipo de Documento: Outro
Título : Sequência didática utilizando protótipo de circuito elétrico de iluminação residencial para o ensino de associação de resistores (Produto educacional)
Autor : Silva, Artur Bezerra da
Fecha de publicación : 2020
Director(a): Ribeiro, Tiago Nery
Resumen: Caro professor, acerca daquilo que vislumbramos em sala de aula, buscamos elaborar um produto educacional que promova um processo de ensino e aprendizagem próximo a vivência do aluno na contribuição para uma aprendizagem significativa, com estratégias na construção de uma visão científica por meio de atividades que tenham o potencial de considerar o mundo em que os jovens estejam inseridos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio - PCN+, mostram a necessidade de ensinar física no sentido mais amplo de uma formação desejada. "E esse sentido emerge na medida em que o conhecimento de física deixa de constituir um objetivo em si mesmo, mas passa a ser compreendido como um instrumento para a compreensão do mundo. Não se trata de apresentar ao jovem a física para que ele simplesmente seja informado de sua existência, mas para que esse conhecimento se transforme em uma ferramenta a mais em suas formas de pensar e agir" (BRASIL, 2002, p.58). Assim, a realização de experimento que envolva o cotidiano do aluno torna-se importante pois atribui ao conhecimento um significado no momento da sua aprendizagem, além de oferecer o potencial de se desenvolver competências para lidar com as situações do seu cotidiano. “É dessa forma que se pode garantir a construção do conhecimento pelo próprio aluno, desenvolvendo sua curiosidade e o hábito de sempre indagar, evitando a aquisição do conhecimento científico como uma verdade estabelecida e inquestionável” (BRASIL, 2002, p.81).
Palabras clave : Ensino de física
Aprendizagem significativa
Experimentação
Associação de resistores
Sequencia didática
Produto educacional
Área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Es parte de: Sequência didática utilizando protótipo de circuito elétrico de iluminação residencial para o ensino de associação de resistores
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15046
Aparece en las colecciones: Física (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTUR_BEZERRA_SILVA-Prod_Educacional.pdf3,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.