Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15046
Tipo de Documento: | Outro |
Título: | Sequência didática utilizando protótipo de circuito elétrico de iluminação residencial para o ensino de associação de resistores (Produto educacional) |
Autor(es): | Silva, Artur Bezerra da |
Data do documento: | 2020 |
Orientador: | Ribeiro, Tiago Nery |
Resumo: | Caro professor, acerca daquilo que vislumbramos em sala de aula, buscamos elaborar um produto educacional que promova um processo de ensino e aprendizagem próximo a vivência do aluno na contribuição para uma aprendizagem significativa, com estratégias na construção de uma visão científica por meio de atividades que tenham o potencial de considerar o mundo em que os jovens estejam inseridos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio - PCN+, mostram a necessidade de ensinar física no sentido mais amplo de uma formação desejada. "E esse sentido emerge na medida em que o conhecimento de física deixa de constituir um objetivo em si mesmo, mas passa a ser compreendido como um instrumento para a compreensão do mundo. Não se trata de apresentar ao jovem a física para que ele simplesmente seja informado de sua existência, mas para que esse conhecimento se transforme em uma ferramenta a mais em suas formas de pensar e agir" (BRASIL, 2002, p.58). Assim, a realização de experimento que envolva o cotidiano do aluno torna-se importante pois atribui ao conhecimento um significado no momento da sua aprendizagem, além de oferecer o potencial de se desenvolver competências para lidar com as situações do seu cotidiano. “É dessa forma que se pode garantir a construção do conhecimento pelo próprio aluno, desenvolvendo sua curiosidade e o hábito de sempre indagar, evitando a aquisição do conhecimento científico como uma verdade estabelecida e inquestionável” (BRASIL, 2002, p.81). |
Palavras-chave: | Ensino de física Aprendizagem significativa Experimentação Associação de resistores Sequencia didática Produto educacional |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Parte de : | Sequência didática utilizando protótipo de circuito elétrico de iluminação residencial para o ensino de associação de resistores |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15046 |
Aparece nas coleções: | Física (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTUR_BEZERRA_SILVA-Prod_Educacional.pdf | 3,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.