Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16040
Document Type: Monografia
Title: Para além da teoria : um estudo prático sobre o uso da gamificação no ensino de história
Authors: Carvalho, Juliana Cruz
Issue Date: 2-Jun-2022
Advisor: Silva, Marcos
Resumo : Este artigo tem como tema a gamificação no ensino de História, a qual foi colocada em prática com a utilização do jogo Timeline em uma turma de 3º ano do ensino médio. A metodologia se perfaz em uma pesquisa de campo descritiva de abordagem quanti-qualitativa, que contou com a aplicação de dois questionários para coleta de dados. Por fim, concluiu-se que a gamificação no ensino de História é uma metodologia válida, pois consegue trazer elementos como a diversão, imersão, envolvimento, engajamento e aprendizagem para as aulas. Além disso, o Timeline cumpre com seus objetivos pois consegue trabalhar de forma prática o tempo histórico e também permite uma maior consciência histórica por parte dos alunos.
Keywords: História
Ensino de história
Gamificação
Jogos
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citation: Carvalho, Juliana Cruz. Para além da teoria : um estudo prático sobre o uso da gamificação no ensino de história. São Cristóvão, 2022. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16040
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana_Cruz_Carvalho.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.