Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16040
Document Type: | Monografia |
Title: | Para além da teoria : um estudo prático sobre o uso da gamificação no ensino de história |
Authors: | Carvalho, Juliana Cruz |
Issue Date: | 2-Jun-2022 |
Advisor: | Silva, Marcos |
Resumo : | Este artigo tem como tema a gamificação no ensino de História, a qual foi colocada em prática com a utilização do jogo Timeline em uma turma de 3º ano do ensino médio. A metodologia se perfaz em uma pesquisa de campo descritiva de abordagem quanti-qualitativa, que contou com a aplicação de dois questionários para coleta de dados. Por fim, concluiu-se que a gamificação no ensino de História é uma metodologia válida, pois consegue trazer elementos como a diversão, imersão, envolvimento, engajamento e aprendizagem para as aulas. Além disso, o Timeline cumpre com seus objetivos pois consegue trabalhar de forma prática o tempo histórico e também permite uma maior consciência histórica por parte dos alunos. |
Keywords: | História Ensino de história Gamificação Jogos |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Department: | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial |
Citation: | Carvalho, Juliana Cruz. Para além da teoria : um estudo prático sobre o uso da gamificação no ensino de história. São Cristóvão, 2022. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16040 |
Appears in Collections: | História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Juliana_Cruz_Carvalho.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.