Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16040
Tipo de Documento: Monografia
Título: Para além da teoria : um estudo prático sobre o uso da gamificação no ensino de história
Autor(es): Carvalho, Juliana Cruz
Data do documento: 2-Jun-2022
Orientador: Silva, Marcos
Resumo: Este artigo tem como tema a gamificação no ensino de História, a qual foi colocada em prática com a utilização do jogo Timeline em uma turma de 3º ano do ensino médio. A metodologia se perfaz em uma pesquisa de campo descritiva de abordagem quanti-qualitativa, que contou com a aplicação de dois questionários para coleta de dados. Por fim, concluiu-se que a gamificação no ensino de História é uma metodologia válida, pois consegue trazer elementos como a diversão, imersão, envolvimento, engajamento e aprendizagem para as aulas. Além disso, o Timeline cumpre com seus objetivos pois consegue trabalhar de forma prática o tempo histórico e também permite uma maior consciência histórica por parte dos alunos.
Palavras-chave: História
Ensino de história
Gamificação
Jogos
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citação: Carvalho, Juliana Cruz. Para além da teoria : um estudo prático sobre o uso da gamificação no ensino de história. São Cristóvão, 2022. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16040
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana_Cruz_Carvalho.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.