Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234
Document Type: | Caderno pedagógico |
Title: | Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Caderno pedagógico) |
Authors: | Lima, José Luiz Andrade de |
Issue Date: | 2021 |
Advisor: | Bruno, Alberto Roiphe |
Resumo : | Este Caderno Pedagógico foi criado para que possa ajudar você na construção, nas aulas de Português, de uma estratégia que vise ao desenvolvimento da prática de oralidade, leitura e escrita. Nele, você vai encontrar um meio para apresentar a seus alunos textos poéticos concretistas com a finalidade de trabalhá-los de uma maneira diferente da que se normalmente trabalha em sala de aula, geralmente voltados à poesia canônica. A ideia não é abandonar em definitivo o texto tradicional, mas oportunizar na sala de aula do Ensino Fundamental o contato com as características da poesia concreta, que vão desde o rompimento com estruturas formais até o campo da verbivocovisualidade, pois a ênfase dada aos elementos verbais, sonoros e visuais ─ associados à realidade do aluno, no que se refere às práticas pedagógicas diárias ─ tornará a capacidade discursiva dele mais aprimorada. |
Keywords: | Literatura Estudo e ensino Poesia concreta Leitura Ensino/aprendizagem de literatura Leitura de poesia Concretismo Verbivocovisualidade |
Is part of: | Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Dissertação) |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234 |
Appears in Collections: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSE_LUIZ_ANDRADE_LIMA-Caderno.pdf | 991,94 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.