Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título : Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Caderno pedagógico)
Autor : Lima, José Luiz Andrade de
Fecha de publicación : 2021
Director(a): Bruno, Alberto Roiphe
Resumen: Este Caderno Pedagógico foi criado para que possa ajudar você na construção, nas aulas de Português, de uma estratégia que vise ao desenvolvimento da prática de oralidade, leitura e escrita. Nele, você vai encontrar um meio para apresentar a seus alunos textos poéticos concretistas com a finalidade de trabalhá-los de uma maneira diferente da que se normalmente trabalha em sala de aula, geralmente voltados à poesia canônica. A ideia não é abandonar em definitivo o texto tradicional, mas oportunizar na sala de aula do Ensino Fundamental o contato com as características da poesia concreta, que vão desde o rompimento com estruturas formais até o campo da verbivocovisualidade, pois a ênfase dada aos elementos verbais, sonoros e visuais ─ associados à realidade do aluno, no que se refere às práticas pedagógicas diárias ─ tornará a capacidade discursiva dele mais aprimorada.
Palabras clave : Literatura
Estudo e ensino
Poesia concreta
Leitura
Ensino/aprendizagem de literatura
Leitura de poesia
Concretismo
Verbivocovisualidade
Es parte de: Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Dissertação)
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234
Aparece en las colecciones: Letras (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOSE_LUIZ_ANDRADE_LIMA-Caderno.pdf991,94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.