Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título : | Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Caderno pedagógico) |
Autor : | Lima, José Luiz Andrade de |
Fecha de publicación : | 2021 |
Director(a): | Bruno, Alberto Roiphe |
Resumen: | Este Caderno Pedagógico foi criado para que possa ajudar você na construção, nas aulas de Português, de uma estratégia que vise ao desenvolvimento da prática de oralidade, leitura e escrita. Nele, você vai encontrar um meio para apresentar a seus alunos textos poéticos concretistas com a finalidade de trabalhá-los de uma maneira diferente da que se normalmente trabalha em sala de aula, geralmente voltados à poesia canônica. A ideia não é abandonar em definitivo o texto tradicional, mas oportunizar na sala de aula do Ensino Fundamental o contato com as características da poesia concreta, que vão desde o rompimento com estruturas formais até o campo da verbivocovisualidade, pois a ênfase dada aos elementos verbais, sonoros e visuais ─ associados à realidade do aluno, no que se refere às práticas pedagógicas diárias ─ tornará a capacidade discursiva dele mais aprimorada. |
Palabras clave : | Literatura Estudo e ensino Poesia concreta Leitura Ensino/aprendizagem de literatura Leitura de poesia Concretismo Verbivocovisualidade |
Es parte de: | Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Dissertação) |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234 |
Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSE_LUIZ_ANDRADE_LIMA-Caderno.pdf | 991,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.