Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234| Tipo de Documento: | Caderno pedagógico | 
| Título: | Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Caderno pedagógico) | 
| Autor(es): | Lima, José Luiz Andrade de | 
| Data do documento: | 2021 | 
| Orientador: | Bruno, Alberto Roiphe | 
| Resumo: | Este Caderno Pedagógico foi criado para que possa ajudar você na construção, nas aulas de Português, de uma estratégia que vise ao desenvolvimento da prática de oralidade, leitura e escrita. Nele, você vai encontrar um meio para apresentar a seus alunos textos poéticos concretistas com a finalidade de trabalhá-los de uma maneira diferente da que se normalmente trabalha em sala de aula, geralmente voltados à poesia canônica. A ideia não é abandonar em definitivo o texto tradicional, mas oportunizar na sala de aula do Ensino Fundamental o contato com as características da poesia concreta, que vão desde o rompimento com estruturas formais até o campo da verbivocovisualidade, pois a ênfase dada aos elementos verbais, sonoros e visuais ─ associados à realidade do aluno, no que se refere às práticas pedagógicas diárias ─ tornará a capacidade discursiva dele mais aprimorada. | 
| Palavras-chave: | Literatura Estudo e ensino Poesia concreta Leitura Ensino/aprendizagem de literatura Leitura de poesia Concretismo Verbivocovisualidade | 
| Parte de : | Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Dissertação) | 
| Idioma: | por | 
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | 
| Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras | 
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234 | 
| Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JOSE_LUIZ_ANDRADE_LIMA-Caderno.pdf | 991,94 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
