Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19802
Tipo de Documento: | Outro |
Título : | Explorando os operadores argumentativos no ensino fundamental (módulo didático) |
Autor : | San, Josuel Huang Pak |
Fecha de publicación : | 2024 |
Director(a): | Freitag, Raquel Meister Ko. |
Resumen: | Há década, ouvimos dizer que os estudantes brasileiros não são competentes para ler e escrever. Isso ocorre mesmo eles tendo muitas aulas sobre gramática normativa. Ao refletirmos judiciosamente sobre isso, deliberamos verificar a proficiência em leitura de uma turma do 9º ano da Escola Municipal Coronel Sabino Ribeiro. A partir da constatação das dificuldades em relação à leitura e à escrita, elaboramos este módulo didático como um projeto de intervenção na realidade dos alunos. Este módulo propicia o desenvolvimento da habilidade (EF69LP18): “Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumentos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos” (BRASIL, 2018, p. 145), com enfoque nos operadores argumentativos de oposição. |
Palabras clave : | Literatura brasileira Língua portuguesa Gramática Leitura Ensino fundamental Semântica Operadores argumentativos Relação semântica Ampliação de repertório Módulo didático |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19802 |
Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSUEL_HUANG_PAK_SAN-ModuloDidatico.pdf | 814,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.