Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19802
Tipo de Documento: Outro
Título : Explorando os operadores argumentativos no ensino fundamental (módulo didático)
Autor : San, Josuel Huang Pak
Fecha de publicación : 2024
Director(a): Freitag, Raquel Meister Ko.
Resumen: Há década, ouvimos dizer que os estudantes brasileiros não são competentes para ler e escrever. Isso ocorre mesmo eles tendo muitas aulas sobre gramática normativa. Ao refletirmos judiciosamente sobre isso, deliberamos verificar a proficiência em leitura de uma turma do 9º ano da Escola Municipal Coronel Sabino Ribeiro. A partir da constatação das dificuldades em relação à leitura e à escrita, elaboramos este módulo didático como um projeto de intervenção na realidade dos alunos. Este módulo propicia o desenvolvimento da habilidade (EF69LP18): “Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumentos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos” (BRASIL, 2018, p. 145), com enfoque nos operadores argumentativos de oposição.
Palabras clave : Literatura brasileira
Língua portuguesa
Gramática
Leitura
Ensino fundamental
Semântica
Operadores argumentativos
Relação semântica
Ampliação de repertório
Módulo didático
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19802
Aparece en las colecciones: Letras (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOSUEL_HUANG_PAK_SAN-ModuloDidatico.pdf814,21 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.