Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19802| Tipo de Documento: | Outro | 
| Título : | Explorando os operadores argumentativos no ensino fundamental (Módulo didático) | 
| Autor : | San, Josuel Huang Pak | 
| Fecha de publicación : | 2024 | 
| Director(a): | Freitag, Raquel Meister Ko. | 
| Resumen: | Há década, ouvimos dizer que os estudantes brasileiros não são competentes para ler e escrever. Isso ocorre mesmo eles tendo muitas aulas sobre gramática normativa. Ao refletirmos judiciosamente sobre isso, deliberamos verificar a proficiência em leitura de uma turma do 9º ano da Escola Municipal Coronel Sabino Ribeiro. A partir da constatação das dificuldades em relação à leitura e à escrita, elaboramos este módulo didático como um projeto de intervenção na realidade dos alunos. Este módulo propicia o desenvolvimento da habilidade (EF69LP18): “Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumentos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos” (BRASIL, 2018, p. 145), com enfoque nos operadores argumentativos de oposição. | 
| Palabras clave : | Literatura brasileira Língua portuguesa Gramática Leitura Ensino fundamental Semântica Operadores argumentativos Relação semântica Ampliação de repertório Módulo didático | 
| Idioma : | por | 
| Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | 
| Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras | 
| URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19802 | 
| Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JOSUEL_HUANG_PAK_SAN-ModuloDidatico.pdf | 814,21 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
