Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19802
Tipo de Documento: Outro
Título: Explorando os operadores argumentativos no ensino fundamental (módulo didático)
Autor(es): San, Josuel Huang Pak
Data do documento: 2024
Orientador: Freitag, Raquel Meister Ko.
Resumo: Há década, ouvimos dizer que os estudantes brasileiros não são competentes para ler e escrever. Isso ocorre mesmo eles tendo muitas aulas sobre gramática normativa. Ao refletirmos judiciosamente sobre isso, deliberamos verificar a proficiência em leitura de uma turma do 9º ano da Escola Municipal Coronel Sabino Ribeiro. A partir da constatação das dificuldades em relação à leitura e à escrita, elaboramos este módulo didático como um projeto de intervenção na realidade dos alunos. Este módulo propicia o desenvolvimento da habilidade (EF69LP18): “Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumentos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos” (BRASIL, 2018, p. 145), com enfoque nos operadores argumentativos de oposição.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Língua portuguesa
Gramática
Leitura
Ensino fundamental
Semântica
Operadores argumentativos
Relação semântica
Ampliação de repertório
Módulo didático
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19802
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSUEL_HUANG_PAK_SAN-ModuloDidatico.pdf814,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.