Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19802
Tipo de Documento: | Outro |
Título: | Explorando os operadores argumentativos no ensino fundamental (módulo didático) |
Autor(es): | San, Josuel Huang Pak |
Data do documento: | 2024 |
Orientador: | Freitag, Raquel Meister Ko. |
Resumo: | Há década, ouvimos dizer que os estudantes brasileiros não são competentes para ler e escrever. Isso ocorre mesmo eles tendo muitas aulas sobre gramática normativa. Ao refletirmos judiciosamente sobre isso, deliberamos verificar a proficiência em leitura de uma turma do 9º ano da Escola Municipal Coronel Sabino Ribeiro. A partir da constatação das dificuldades em relação à leitura e à escrita, elaboramos este módulo didático como um projeto de intervenção na realidade dos alunos. Este módulo propicia o desenvolvimento da habilidade (EF69LP18): “Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumentos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos” (BRASIL, 2018, p. 145), com enfoque nos operadores argumentativos de oposição. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Língua portuguesa Gramática Leitura Ensino fundamental Semântica Operadores argumentativos Relação semântica Ampliação de repertório Módulo didático |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19802 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSUEL_HUANG_PAK_SAN-ModuloDidatico.pdf | 814,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.