Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753
Document Type: Relatório Técnico
Title: Diagnóstico, gestão e colaboração para aprender brincando: uma proposta inovadora para aprimorar a alfabetização na idade certa: alfabetizar para valer
Authors: Maia, Augusto de Almeida
Oliveira, Gerson de Araújo e
Oliveira, Roseane Tavares
Issue Date: 2024
Advisor: Silva, Kelly Maria Paz e
Barbosa, Marcos Antônio Souza
Resumo : Este relatório técnico examina a política pública estadual denominada “Alfabetizar pra Valer”, lançada pelo Governo do Estado de Sergipe no exercício de 2019, sendo uma iniciativa com foco nos desafios para alcançar a alfabetização de crianças até os sete anos de idade ou 2º ano do Ensino Fundamental, alinhada ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (BRASIL, 2023). A partir de uma abordagem qualitativa, este trabalho fez um levantamento teórico e contextual com dados oficiais e audiências com atores educacionais, identificando lacunas significativas, como o baixo engajamento de alunos e professores e a insuficiente integração de tecnologias pedagógicas inovadoras, capazes de engajar os atores envolvidos e potencializar os resultados. Como resultado deste diagnóstico e resposta a esses desafios, o grupo propõe o desenvolvimento de uma solução tecnológica complementar, baseada em ferramentas digitais interativas, incluindo aplicativos educacionais, livros digitais gamificados e uma plataforma de acompanhamento pedagógico para professores, que reforcem o aprendizado lúdico e promovam maior personalização no acompanhamento do desempenho dos estudantes. A proposta visa fortalecer as ações existentes, contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais e para a transformação do processo de ensino-aprendizagem, alinhando-se ao objetivo central da política.
Keywords: Administração pública
Educação infantil
Educação e Estado
Política pública
Programas de alfabetização (Sergipe)
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Administração Pública
License: Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753
Appears in Collections:Administração Pública (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GestaoPropostaAprimorarAlfabetizacao.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.