Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753| Document Type: | Relatório Técnico |
| Title: | Diagnóstico, gestão e colaboração para aprender brincando: uma proposta inovadora para aprimorar a alfabetização na idade certa: alfabetizar para valer |
| Authors: | Maia, Augusto de Almeida Oliveira, Gerson de Araújo e Oliveira, Roseane Tavares |
| Issue Date: | 2024 |
| Advisor: | Silva, Kelly Maria Paz e Barbosa, Marcos Antônio Souza |
| Resumo : | Este relatório técnico examina a política pública estadual denominada “Alfabetizar pra Valer”, lançada pelo Governo do Estado de Sergipe no exercício de 2019, sendo uma iniciativa com foco nos desafios para alcançar a alfabetização de crianças até os sete anos de idade ou 2º ano do Ensino Fundamental, alinhada ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (BRASIL, 2023). A partir de uma abordagem qualitativa, este trabalho fez um levantamento teórico e contextual com dados oficiais e audiências com atores educacionais, identificando lacunas significativas, como o baixo engajamento de alunos e professores e a insuficiente integração de tecnologias pedagógicas inovadoras, capazes de engajar os atores envolvidos e potencializar os resultados. Como resultado deste diagnóstico e resposta a esses desafios, o grupo propõe o desenvolvimento de uma solução tecnológica complementar, baseada em ferramentas digitais interativas, incluindo aplicativos educacionais, livros digitais gamificados e uma plataforma de acompanhamento pedagógico para professores, que reforcem o aprendizado lúdico e promovam maior personalização no acompanhamento do desempenho dos estudantes. A proposta visa fortalecer as ações existentes, contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais e para a transformação do processo de ensino-aprendizagem, alinhando-se ao objetivo central da política. |
| Keywords: | Administração pública Educação infantil Educação e Estado Política pública Programas de alfabetização (Sergipe) |
| Language: | por |
| Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Program Affiliation: | Pós-Graduação em Administração Pública |
| License: | Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753 |
| Appears in Collections: | Administração Pública (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| GestaoPropostaAprimorarAlfabetizacao.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
