Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753
Tipo de Documento: | Relatório Técnico |
Título : | Diagnóstico, gestão e colaboração para aprender brincando: uma proposta inovadora para aprimorar a alfabetização na idade certa: alfabetizar para valer |
Autor : | Maia, Augusto de Almeida Oliveira, Gerson de Araújo e Oliveira, Roseane Tavares |
Fecha de publicación : | 2024 |
Director(a): | Silva, Kelly Maria Paz e Barbosa, Marcos Antônio Souza |
Resumen: | Este relatório técnico examina a política pública estadual denominada “Alfabetizar pra Valer”, lançada pelo Governo do Estado de Sergipe no exercício de 2019, sendo uma iniciativa com foco nos desafios para alcançar a alfabetização de crianças até os sete anos de idade ou 2º ano do Ensino Fundamental, alinhada ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (BRASIL, 2023). A partir de uma abordagem qualitativa, este trabalho fez um levantamento teórico e contextual com dados oficiais e audiências com atores educacionais, identificando lacunas significativas, como o baixo engajamento de alunos e professores e a insuficiente integração de tecnologias pedagógicas inovadoras, capazes de engajar os atores envolvidos e potencializar os resultados. Como resultado deste diagnóstico e resposta a esses desafios, o grupo propõe o desenvolvimento de uma solução tecnológica complementar, baseada em ferramentas digitais interativas, incluindo aplicativos educacionais, livros digitais gamificados e uma plataforma de acompanhamento pedagógico para professores, que reforcem o aprendizado lúdico e promovam maior personalização no acompanhamento do desempenho dos estudantes. A proposta visa fortalecer as ações existentes, contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais e para a transformação do processo de ensino-aprendizagem, alinhando-se ao objetivo central da política. |
Palabras clave : | Administração pública Educação infantil Educação e Estado Política pública Programas de alfabetização (Sergipe) |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Administração Pública |
License: | Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753 |
Aparece en las colecciones: | Administração Pública (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GestaoPropostaAprimorarAlfabetizacao.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.