Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753
Tipo de Documento: Relatório Técnico
Título : Diagnóstico, gestão e colaboração para aprender brincando: uma proposta inovadora para aprimorar a alfabetização na idade certa: alfabetizar para valer
Autor : Maia, Augusto de Almeida
Oliveira, Gerson de Araújo e
Oliveira, Roseane Tavares
Fecha de publicación : 2024
Director(a): Silva, Kelly Maria Paz e
Barbosa, Marcos Antônio Souza
Resumen: Este relatório técnico examina a política pública estadual denominada “Alfabetizar pra Valer”, lançada pelo Governo do Estado de Sergipe no exercício de 2019, sendo uma iniciativa com foco nos desafios para alcançar a alfabetização de crianças até os sete anos de idade ou 2º ano do Ensino Fundamental, alinhada ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (BRASIL, 2023). A partir de uma abordagem qualitativa, este trabalho fez um levantamento teórico e contextual com dados oficiais e audiências com atores educacionais, identificando lacunas significativas, como o baixo engajamento de alunos e professores e a insuficiente integração de tecnologias pedagógicas inovadoras, capazes de engajar os atores envolvidos e potencializar os resultados. Como resultado deste diagnóstico e resposta a esses desafios, o grupo propõe o desenvolvimento de uma solução tecnológica complementar, baseada em ferramentas digitais interativas, incluindo aplicativos educacionais, livros digitais gamificados e uma plataforma de acompanhamento pedagógico para professores, que reforcem o aprendizado lúdico e promovam maior personalização no acompanhamento do desempenho dos estudantes. A proposta visa fortalecer as ações existentes, contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais e para a transformação do processo de ensino-aprendizagem, alinhando-se ao objetivo central da política.
Palabras clave : Administração pública
Educação infantil
Educação e Estado
Política pública
Programas de alfabetização (Sergipe)
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Administração Pública
License: Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753
Aparece en las colecciones: Administração Pública (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GestaoPropostaAprimorarAlfabetizacao.pdf1,48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.