Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753
Tipo de Documento: Relatório Técnico
Título: Diagnóstico, gestão e colaboração para aprender brincando: uma proposta inovadora para aprimorar a alfabetização na idade certa: alfabetizar para valer
Autor(es): Maia, Augusto de Almeida
Oliveira, Gerson de Araújo e
Oliveira, Roseane Tavares
Data do documento: 2024
Orientador: Silva, Kelly Maria Paz e
Barbosa, Marcos Antônio Souza
Resumo: Este relatório técnico examina a política pública estadual denominada “Alfabetizar pra Valer”, lançada pelo Governo do Estado de Sergipe no exercício de 2019, sendo uma iniciativa com foco nos desafios para alcançar a alfabetização de crianças até os sete anos de idade ou 2º ano do Ensino Fundamental, alinhada ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (BRASIL, 2023). A partir de uma abordagem qualitativa, este trabalho fez um levantamento teórico e contextual com dados oficiais e audiências com atores educacionais, identificando lacunas significativas, como o baixo engajamento de alunos e professores e a insuficiente integração de tecnologias pedagógicas inovadoras, capazes de engajar os atores envolvidos e potencializar os resultados. Como resultado deste diagnóstico e resposta a esses desafios, o grupo propõe o desenvolvimento de uma solução tecnológica complementar, baseada em ferramentas digitais interativas, incluindo aplicativos educacionais, livros digitais gamificados e uma plataforma de acompanhamento pedagógico para professores, que reforcem o aprendizado lúdico e promovam maior personalização no acompanhamento do desempenho dos estudantes. A proposta visa fortalecer as ações existentes, contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais e para a transformação do processo de ensino-aprendizagem, alinhando-se ao objetivo central da política.
Palavras-chave: Administração pública
Educação infantil
Educação e Estado
Política pública
Programas de alfabetização (Sergipe)
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Administração Pública
Licença: Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753
Aparece nas coleções:Administração Pública (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GestaoPropostaAprimorarAlfabetizacao.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.