Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753
Tipo de Documento: | Relatório Técnico |
Título: | Diagnóstico, gestão e colaboração para aprender brincando: uma proposta inovadora para aprimorar a alfabetização na idade certa: alfabetizar para valer |
Autor(es): | Maia, Augusto de Almeida Oliveira, Gerson de Araújo e Oliveira, Roseane Tavares |
Data do documento: | 2024 |
Orientador: | Silva, Kelly Maria Paz e Barbosa, Marcos Antônio Souza |
Resumo: | Este relatório técnico examina a política pública estadual denominada “Alfabetizar pra Valer”, lançada pelo Governo do Estado de Sergipe no exercício de 2019, sendo uma iniciativa com foco nos desafios para alcançar a alfabetização de crianças até os sete anos de idade ou 2º ano do Ensino Fundamental, alinhada ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (BRASIL, 2023). A partir de uma abordagem qualitativa, este trabalho fez um levantamento teórico e contextual com dados oficiais e audiências com atores educacionais, identificando lacunas significativas, como o baixo engajamento de alunos e professores e a insuficiente integração de tecnologias pedagógicas inovadoras, capazes de engajar os atores envolvidos e potencializar os resultados. Como resultado deste diagnóstico e resposta a esses desafios, o grupo propõe o desenvolvimento de uma solução tecnológica complementar, baseada em ferramentas digitais interativas, incluindo aplicativos educacionais, livros digitais gamificados e uma plataforma de acompanhamento pedagógico para professores, que reforcem o aprendizado lúdico e promovam maior personalização no acompanhamento do desempenho dos estudantes. A proposta visa fortalecer as ações existentes, contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais e para a transformação do processo de ensino-aprendizagem, alinhando-se ao objetivo central da política. |
Palavras-chave: | Administração pública Educação infantil Educação e Estado Política pública Programas de alfabetização (Sergipe) |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Administração Pública |
Licença: | Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20753 |
Aparece nas coleções: | Administração Pública (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GestaoPropostaAprimorarAlfabetizacao.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.