Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21422
Document Type: Livro
Title: O sujeito como protagonista do seu cotidiano
Authors: Feitosa, Josenilde Santos
Issue Date: 2024
Advisor: Gomes, Roseane Cristina Santos
Resumo : A cartilha se revela como em produto didático que pode auxiliar profissionais que entenda desenvolver temáticas ligadas a educação ambiental, meio ambiente, cotidiano, percepção entre outras temáticas nas quais os sujeitos estejam como protagonistas da sua história e participe da relação sociedade-natureza. Assim sendo, a cartilha está estruturada em quatro seções: A primeira, denominada “Tecendo conceitos para se pensar a relação sujeito- ambiente” refere-se aos conceitos concebidos: percepção, ambiente, topofobia, topofilia, entre outros. Na segunda “O ambiente escolar” a ênfase está nos mapas mentais desenvolvidos pelos alunos acerca dos sentidos e significados de seus ambientes escolar e de morada. “O ambiente de morada”, o foco está nos significados que os alunos atribuem ao seu ambientede morada. Na última sessão, “Ambiente escolar e de morada: tecendo diálogos relacionais” o foco está na relevância da relação ambiente escolar e ambiente de moradia.
Keywords: Meio ambiente
Educação – aspectos sociais
Percepção
Topofilia
Topofobia
Is part of: O tecer perceptivo dos alunos do ensino fundamental acerca do seu cotidiano
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21422
Appears in Collections:Ciências Ambientais (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSENILDE_SANTOS_FEITOSA-Livro.pdf2,7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.